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No cenário internacional, a agenda de indicadores está fraca, mas amanhã será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro, dos Estados Unidos e os investidores já se preparam para os resultados.

Lembrando que todos os fundos da lista são apontados como “Master”. Isso quer dizer que este é o fundo que realiza as aplicações diretas nos ativos e é utilizado como veículo para diversos outros fundos das respectivas gestoras.

O tempo passou e este comercial começou a ser replicado, significando que devemos olhar para os nossos vizinhos, em especial os mais parecidos conosco, ao menos em comportamento governamental, para entender o que acontecerá se não fizermos a escolha certa. Sendo assim, o que ocorrerá aqui no futuro breve pode ser antevisto se olharmos para o lado. Não à toa, de imediato, ainda naqueles idos do final da década dos 80 do século XX, época de congelamentos de preços, sempre que temíamos que uma política econômica pudesse ser a errada dizíamos: olhem para a Argentina, estamos fazendo igual, por isso ela pode ser o nosso reflexo no espelho futuro caso sigamos a mesma experiência, e daí ficou a expressão “ela, somos nós, amanhã”, com o significado de que se deve olhar em volta e ver o que está acontecendo na nossa região para buscarmos as práticas corretas, ao invés de escolher as medidas inadequadas. A América Latina, neste momento, incluindo o Brasil, parece ter decidido por um caminho em que bastará mirar os vizinhos, pois certamente trará o vislumbre do que poderá acontecer a todos, já que, pelo que parece, podemos ter ignorado os avisos que nos são dados.

▪️ IBGE: INPC de dezembro (9h)

A situação fiscal do país segue entre as principais preocupações do mercado, já que o endividamento público continua em níveis altos.

“Hoje a Americanas tem um patrimônio líquido ao redor de R $15 bilhões, então caso esse ajuste for inteiro feito contra patrimônio líquido, o patrimônio acaba negativo em R$ 5 bilhões”, destacou a analista. Além disso, em relação ao endividamento, Paola comentou que a companhia tem uma dívida bruta de um pouco mais de R$ 20 bilhões. Portanto, com caixa de R$ 8 bilhões. “Então a dívida líquida deve ser entre R$ 12 bi e R$ 13 bi, se adicionar mais R$ 20 bilhões de dívidas, a dívida superaria R$ 33 bilhões”, explicou.

Vale destacar que, este levantamento foi feito com base na dívida das companhias quando entraram com o pedido.

Estes dados foram apresentados em um relatório do Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução do Vírus (TAG-VE, sigla em inglês) da OMS,divulgadona quarta-feira, 4 de janeiro, após uma reunião com funcionários do Centro para discutir o surto de COVID que está ocorrendo no país.

Já nos EUA, o Fed divulgou a última Ata Fomc em que os integrantes do comitê reconheceram a necessidade de equilibrar os riscos da política ser insuficiente, e manter a inflação acima da meta por muito tempo. 

Na última quinta-feira (19), a CVM publicou um comunicado, informando que irá analisar as informações do pedido de tutela cautelar antecedente vis-à-vis as informações divulgadas, até então, a respeito das inconsistências contábeis divulgadas em 11 de janeiro. Além disso, vai analisar a decisão da companhia de protocolar pedido de recuperação judicial com créditos estimados em R$ 43 bilhões.

Confira o fechamento do Ibovespa e demais indicesIbovespa: 111.850,22 (-0,59%)S&P 500: 3.983,10 (+0,34%)Nasdaq: 11.001,10 (+0,64%)Dow Jones: 34.189,45 (+0,64%)Dólar: R$ 5,10 (-1,55%)Euro: R$ 5,53 (-0,79%)

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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