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Às 11h52, o principal índice da B3 registrava queda de 0,76% aos 105.924 pontos.

Já o professor destacou que no seu ponto de vista, o grande problema é que no documento, o Banco Central deu a entender que andaria “reto”. “O problema é que ele deu a entender que vai andar reto, ele vai subir e vai ficar ancorado até a economia voltar”, disse.

O analista destacou que após o papel encontrar as máximas, foi desafiador buscar uma tendência de alta. “Com um objetivo de buscar a região de expansão de 1.68, e foi exatamente onde encontrou as máximas, a partir daqui era desafiador buscar uma sequência na tendência de alta, depois disso entrou em um processo de reajuste”.

No inquérito sobre a divulgação de inquérito sigiloso, também são investigados o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos. O presidente distorceu as informações da apuração sigilosa para fazer alegações sobre fraudes nas eleições. Na sequência, o TSE esclareceu que a invasão ocorreu em módulos que não alteram a votação em si.

Já o professor destacou que no seu ponto de vista, o grande problema é que no documento, o Banco Central deu a entender que andaria “reto”. “O problema é que ele deu a entender que vai andar reto, ele vai subir e vai ficar ancorado até a economia voltar”, disse.

Os republicanos, que se opõem à elevação do limite da dívida e controlam metade das 100 cadeiras do Senado, tentam ligar a votação ao projeto de lei “Reconstruir Melhor” de 1,75 trilhão de Biden, que almeja reforçar a rede de proteção social e combater a mudança climática.

Outro importante indicador divulgado hoje pela manhã foi o volume de serviços no Brasil, que caiu 1,2% em outubro na comparação com setembro, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o setor acumula queda de 1,9% nos dois últimos meses.

Entre os setores, as contribuições positivas mais importantes ficaram com transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,2%) e informação e comunicação (9,2%).

“Muita gente classificou a Nubank como um papel caro, comparado com os múltiplos de Itaú, Bradesco e dos grandes bancos, mas aqui a gente considera dois tipos de business diferentes (…) NUBR33 sim, uma exposição para longo prazo”, disse durante participação ao BM&C News.

Em entrevista ao BM&C Market, o diretor da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de de Finanças, Administração e Contabilidade), Roberto Vertamatti, fez análise do cenário inflacionário nos próximos meses e avaliou a projeção da Selic. “Sem dúvida nenhuma esse cenário leva a um PIB mais contraído ainda. Eu entendo que é o remédio amargo”, disse.

Todas as 12 unidades da federação investigadas mostraram avanços, sendo os mais relevantes São Paulo (20,0%), Minas Gerais (40,0%), Rio de Janeiro (21,2%), Bahia (58,3%), Pernambuco (44,0%) e Rio Grande do Sul (36,3%).

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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