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Nos EUA, o relatórioPayrollveio abaixo das expectativas dos analistas. Uma pesquisa da Reuters com economistas estimava que 490 mil vagas de trabalho fossem criadas fora do setor agrícola no mês em questão, mas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Departamento de Trabalho, foram criados 431 mil empregos no período.

O núcleo do PCE sobiu 0,4% em fevereiro e acumula alta de 5,4% na comparação anual, enquanto renda pessoal tem alta de 0,5% no período — em linha com as estimativas do mercado —, segundo o Departamento do Comércio dos EUA.

Na avaliação do analista, alguns fatores como a curva de juros e o ciclo de alta estando cada vez mais próximo do final, consegue dar para o investidor um pouco mais de visibilidade em termos de taxa de juros.

O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (31) em leve queda. Entretanto, o resultado negativo do principal índice da B3 não afetou o resultado de seu melhor trimestre desde 2020. Dessa forma, o Ibovespa conseguiu finalizar o mês de março com alta de 6,06%, e o trimestre com um avanço de 14,41%.

A empresa busca parceiros estratégicos e incorporadores em outros destinos, como no Estado do Alagoas e outras regiões da região Nordeste, de acordo com ele.

A Cemig (CMIG4) reportou lucro líquido de R$ 993 milhões no quarto trimestre de 2021, alta de 68,3% em relação aos R$ 590 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2021, o lucro líquido da companhia avançou 31,04%, totalizando R$ 3,753 bilhões.

O presidente da Codesa, Antonio Julio Castiglioni Neto, disse que o Porto de Vitória cobra atualmente cerca de 2 reais de tonelagem por peso bruto no acesso das embarcações. Com o modelo do leilão realizado a tarifa vai diminuir para 0,69 real.

Confira a análise na íntegra:

“No final do mês, houve alívio na curva de juros pela melhora marginal no mercado externo e pela reação do mercado à sinalização do Copom a respeito do fim do ciclo de aperto monetário”, disse. “Isso foi extremamente positivo e traz perspectiva ainda mais positiva para as emissões do Tesouro daqui para frente”.

Para 2023, o Ipea estima expansão econômica de 1,7%.

O decreto do final de fevereiro reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para todos os produtos, com exceção de tabaco.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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