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Depois de 2 semanas, volto a escrever nesta coluna que tenho tanto apreço.

Vista aerea da cidade de São Paulo, rio Tietê, predios, São Paulo, cidade. Foto: Agência Brasil O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou em julho queda pelo quarto mês seguido. O índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 0,72%. No ano, o IGP-M acumula deflação (queda de preços) de 5,15%. Em 12 meses, a queda é de 7,72%. 

A projeção para o IPCA de 2023 foi de 4,90% para 4,84%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 4,98%. Além disso, os economistas também revisaram o dólar, com a moeda finalizando o ano em R$ 4,91, de R$ 4,97 no levantamento anterior.

Ontem, a Fitch rebaixou a classificação de crédito da maior economia mundial de “AAA” para “AA+”. A agência comentou que a deterioração fiscal esperada nos próximos três anos e os impasses sobre o teto da dívida motivaram a revisão. A secretária do Tesouro nos EUA, Janet Yellen, criticou a decisão e afirmou que foi realizada com “dados desatualizados”.

O dado do PCE de hoje será o início das indicações de como o Federal Reserve poderá conduzir a política monetária em setembro. De acordo com o FedWatch Tool, do CME Group, a probabilidade de uma pausa nos juros está em 80%, contra 20% de um novo aumento de 0,25 ponto percentual.

Vamos lá, falar sobre diversas coisas aqui…

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Juros básicosPara alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é a maior desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

O Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial do Brasil passou de 46,6 pontos em junho para 47,8 em julho, conforme dados divulgados pelo S&P Global. O resultado veio acima das estimativas, que apontavam para 46,8 pontos no sétimo mês de 2023. Apesar da alta, o cenário para o setor ainda sinaliza retração.

Agora aHurstpretende replicar o sucesso com o Palatnik e acaba de lançar uma nova operação com duas obras do artista, a W578, de 2014 e a W896, de 2016. A operação tem prazo previsto de 20 meses com rentabilidade estimada de 20,59% ao ano em um cenário base. O aporte mínimo é de R$ 5 mil.

SSE Composite: 3.275,93 (+1,84%)Nikkei 225: 32.766,50 (-0,47%)Hang Seng: 19.923,50 (+1,31%)KOSPI: 2.608,32 (+0,17%)TAIEX: 17.292,93 (+0,30%)

5 – Faça um seguro viagemLembre-se de que imprevistos podem acontecer e você não quer ter uma conta gigante com hospital e medicamentos que poderiam ser evitados.

Há algumas semanas falei sobre a importância de ensinar empreendedorismo para asnossas crianças. Agora preciso confessar que tive uma ideia genial para estimular oempreendedorismo: criar uma máquina de transformar brócolis em dinheiro! Assim, ascrianças poderiam ganhar uma grana extra e ainda teriam uma boa desculpa para nãocomer vegetais. Brincadeiras à parte, existem diversas maneiras criativas e divertidas deestimular o empreendedorismo nas crianças e é sobre isso que falaremos nesta semana.

Já por aqui, oÍndice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, apresentou queda de 0,14% no mês de julho, ante variação de -0,03% registrado em junho, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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