Institucional

Prefeitura Municipal de Varjota

Francisco Elmo Bezerra Monte

Prefeito(a)

Jose Erivaldo Soares Mororo

Vice-prefeito(a)

Gabinete do Prefeito Mais informações
Renato

Chefe de Gabinete

Av. Pres. Castelo Branco , Nº 1744 - Acampamento - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 3639-1344

gabinete@varjota.ce.gov.br

Procuradoria Geral do Município Mais informações
João Ricardo

Procurador(a) Geral do Município

Av Pres Castelo Branco , Nº 1744 - Acampamento - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h às 12h e de 14h às 17h

(88) 9916-2475

procuradoria@varjota.ce.gov.br

Secretaria da Pesca, Aquicultura e Recursos Hidricos Mais informações
Sr. Flávio

Secretário(a) de Pesca Aquicultura e Recursos Hídricos

Rua Joao Alves Ximenes , Nº 178 - Acampamento - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9744-0459

aquicultura@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Administração e Planejamento Mais informações
Joabe

Secretário(a) de Administração e Planejamento

Av. Pres. Castelo Branco , Nº 7744 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9715-1129

adm@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Agricultura e Pecuária Mais informações
Jose Carlos Sales Lira

Secretário(a) de Agricultura e Pecuária

Av. Presidente Castelo Branco , Nº 2028 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta | de 8h às 14h

(88) 9.9305-5853

agricultura@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Assistência Social Mais informações
Tamila Alexandrina Macedo Martins

Secretário(a) de Assistência Social

Rua Artur Ramos , Nº 232 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9845-8968

assistenciasocial@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Cultura Mais informações
Eusébio

Secretário(a) da Cultura e Tecnologia

Rua Doutor Luis Sabóia , Nº SN - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9920-8885

cultura@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Mais informações
Auri

Secretário(a)

Av. Presidente Castelo Branco , Nº 1744 - Acampamento - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

(88) 9615-5741

desenvolvimento@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Direitos Humanos e das Mulheres Mais informações
Antonia de Maria Ximenes Caetano

Secretário(a) dos Direitos Humanos e das Mulheres

Rua Antônio de Oliveira, , Nº 1121 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(85) 9.9607-8982

antonia@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Educação e Tecnologia Mais informações
Profa. Lucila

Secretário(a) de Educação e Tecnologia

Av. Pres. Castelo Branco , Nº 2932 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9404-3439

educacao@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Esporte e Juventude Mais informações
Carlos Henrique Tomaz Ribeiro

Secretário(a) de Esporte e Juventude

Rua Artur Ramos , Nº S/N - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9360-6722

esportejuventude@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Finanças e Orçamentos Mais informações
Francisco Eduardo Leopoldino

Secretário(a)

Rua Artur Ramos , Nº 232 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9947-2667

financas@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Governo Mais informações
Gentil de Sousa Magaliiães

Secretário(a)

Av. Pres. Castelo Branco , Nº 1744 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 3639-5060

governo@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Mais informações
Francisco Phelipe Gomes Pontes

Secretário(a) de Infraestrutura

Av. Pres. Castelo Branco , Nº 1744 - Acampamento - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9634-5594

infraestrutura@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Saúde Mais informações
Antunino Martins Ferreira Neto

Secretário(a) de Saúde

Rua Tenente Pedro Cruz , Nº 480 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9714-2435

saude@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil Mais informações
Augusto Edvan Farias

Secretário(a) Executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil

Av. Presidente Castelo Branco Nº 3007 , Nº SN - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9.9918-3966

seguranca@varjota.ce.gov.br

Secretaria de Transportes Mais informações
Patrik

Secretário(a)

Av. Pres Castelo Branco , Nº 1744 - Acampamento - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9713-6019

transportes@varjota.ce.gov.br

Secretaria do Meio Ambiente Mais informações
Antonio Cleuton Ribeiro Pereira

Secretário(a) do Meio Ambiente

Av. Pres. Castelo Branco , Nº 1744 - Centro - CEP: 62.265-000

Segunda à Sexta de 8h00 às 14h00

(88) 9914-7642

meioambiente@varjota.ce.gov.br

  • PREFEITURA
    • GABINETE DO PREFEITO
    • PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
    • SECRETARIA DA PESCA, AQUICULTURA E RECURSOS HIDRICOS
    • SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
    • SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA
    • SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    • SECRETARIA DE CULTURA
    • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
    • SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E DAS MULHERES
    • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    • SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE
    • SECRETARIA DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS
    • SECRETARIA DE GOVERNO
    • SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO
    • SECRETARIA DE SAÚDE
    • SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL
    • SECRETARIA DE TRANSPORTES
    • SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

Coordenar ações relacionadas a projetos especiais, cerimônias, honrarias e eventos, assegurando a representação institucional do município com eficiência e respeito ao protocolo.

Prestar apoio direto ao Prefeito em suas atividades políticas e administrativas, garantindo a articulação eficaz com os demais órgãos da Prefeitura e com a comunidade.

Cobrança da dívida ativa: ajuizamento de execuções fiscais para recuperação de créditos tributários e não tributários.

Consultoria e assessoramento jurídico: emissão de pareceres, orientações e notas técnicas para garantir a legalidade dos atos administrativos

Elaboração legislativa: análise e revisão de projetos de lei, decretos e regulamentos.

Representação judicial e administrativa: defesa do Município em processos judiciais, administrativos, trabalhistas, fiscais e previdenciários.

Apoio ao pescador artesanal e a fiscalização da atividade

Desenvolver e promover a pesca e a aquicultura de forma sustentável

Planejamento das diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da pesca e aquicultura, buscando a sustentabilidade, a geração de renda e a segurança alimentar

Acompanhar e fiscalizar a arrecadação das transferências intergovernamentais no âmbito do município.

Assessorar, acompanhar e orientar o prefeito no que se refere à aplicação do orçamento público, arrecadação de tributos e controle fiscal.

Exercer a administração financeira e tributária do município.

Execução da política de desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias do Município, especialmente no que tange as diretrizes estabelecidas pelo respectivo conselho municipal, o qual atuará sob sua coordenação.

Executar obras e serviços de infra-estrutura agrícola, promover serviços e ações de extensão rural, de assistência técnica especializada e de promoção do associativismo rural, desenvolver atividades, ações, projetos e programas em parcerias com organismos estaduais e federais oficiais ou privados.

Fomentar o desenvolvimento de atividades alternativas de renda, buscando melhor qualidade de vida dos agricultores e seus familiares.

A responsabilidade de formular, coordenar, executar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social e o Sistema único de Assistência Social - SUAS, observando as propostas e deliberações da Política Nacional de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

Garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Formular e implementar, com a participação da sociedade civil, o Plano Municipal de Cultura- PMC, executando as políticas e as ações culturais definidas;

Promover o planejamento e fomento das atividades culturais com uma visão ampla e integrada no território do Município, considerando a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento local

Atrair e buscar investimentos que fomentem a economia local.

Oferecer capacitação que fomente o desenvolvimento econômico de Varjota.

Desenvolver programas de apoio, acolhimento e acompanhamento psicossocial, social e jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência

Elaborar, planejar e executar políticas públicas para mulheres e direitos humanos;

Exercer as atribuições de Órgão Executor Federal do Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas, instituídas pelo art. 12 da Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999;

Garantir a igualdade de gênero, étnico-racial, social, cultural e econômica

Promover ações de combate à violência contra a mulher

Administração das Unidades Escolares

Formulação, execução e avaliação das políticas municipais de Educação

Coordenar as ações de governo na formulação de planos, programas e projetos no que concerne à Política Municipal de Desenvolvimento do Esporte, em consonância com a Política Federal de Desporto;

Formular, coordenar e articular as políticas transversais relacionadas à juventude;

Planejar, normatizar, coordenar, executar e avaliar a política estadual do esporte, compreendendo o amparo ao desporto, à promoção do esporte, documentação e difusão das atividades físicas, desportivas e a promoção do esporte amador;

Controlar a capacidade de endividamento do Município;

Desempenhar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo.

Desenvolver estudos e pesquisas relativas à melhoria do sistema de arrecadação municipal;

Proceder o cadastramento dos contribuintes, lançamento, arrecadação e fiscalização dos tributos e demais rendas municipais;

Promover a execução das políticas econômica, fiscal e tributária do Município,conforme diretrizes estabelecidas pelo Executivo Municipal;

Responder pela execução orçamentária, segundo diretrizes estabelecidas pela Coordenação Geral;

Desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.

Planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades quanto à orientação das ações políticas do Governo Municipal na execução do programa de governo e nas relações com a sociedade;

Elaborar políticas públicas, definir diretrizes gerais, planejar, executar e acompanhar ações relacionadas à infraestrutura, abrangendo obras e serviços públicos

Zelar pela manutenção e melhoria dos espaços públicos, como ruas, praças e calçadas, garantindo funcionalidade, acessibilidade e qualidade de vida para a população.

Gerir e planejar as ações de imunização dentro de Varjota.

Gerir em nível local o Sistema Único de Saúde;

Identificar e avaliar as condições de saúde no município;

Promover a formação da consciência sanitária junto à população;

Promover medidas relativas à prestação de assistência médica e odontológica primária à comunidade;

Desempenhar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo.

Coordenar e supervisionar as ações de defesa civil

Planejar, organizar, operacionalizar, executar e acompanhar as ações voltadas para a segurança pública e de Cidadania da comunidade, no âmbito do município e nos limites de sua competência

Propor, organizar e conduzir a Política de Segurança e Cidadania do município de Varjota, com ênfase na prevenção do crime e da violência e realização de programas sociais

Desenvolver políticas e diretrizes, inclusive tarifárias, quanto ao transporte de pessoas (coletivo, individual e de massa), no âmbito municipal;

Desenvolver políticas, formalizar, gerir e fiscalizar o transporte de cargas no âmbito Municipal;

Formalizar, gerir e fiscalizar as concessões, quando da prestação indireta dos serviços de transporte e de sua infraestrutura;

Formulação, aprovação, execução, avaliação e atualização da Política Municipal de Meio Ambiente, análise e acompanhamento de ações setoriais que causem impacto ao meio ambiente.

Fiscalização e no licenciamento ambiental.

DECRETO: 020/2025 29/05/2025NOVO

29/05/2025

REGULAMENTA A LEI MUNICIPAL N887 DE 25 DE OUTUBRO DE 2024, QUE INSTITUI O PROGRAMA IPTU SOCIAL NO MUNICIPIO DE VARJOTA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS

DECRETO: 021/2025 29/05/2025NOVO

29/05/2025

REGULAMENTA O ARTIGO 6º DA LEI N ] 912, DE 08 DE MAIO DE 2025 E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DECRETO: 019/2025 29/05/2025NOVO

29/05/2025

CONVOCA OS SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS DO MUNÍPIO DE VARJOTA PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 428/2025 22/05/2025

22/05/2025

DISPÕE SOBRE A NOMEAÇÃO DO COMITÊ EXECUTIVO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO - PSMB, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 911/2025 08/05/2025

08/05/2025

AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DO CONVENIO ENTRE O PODER EXECUTIVO E A CÂMARA DE DIRIGENTES LOGISTAS CDL - DO MUNICIPIO DE VARJOTA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS

LEI MUNICIPAL: 912/2025 08/05/2025

08/05/2025

ALTERA O ANEXO I DA LEI N883 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2024

LEI MUNICIPAL: 914/2025 08/05/2025

08/05/2025

DISPOE SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DE SINAIS SONOROS EM ESCOLAS COM ALUNOS AUTISTAS POR ALTERNATIVAS MAIS ADEQUADAS

LEI MUNICIPAL: 913/2025 08/05/2025

08/05/2025

CRIA O PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITARIOA "PONTO LIMPO VARJOTA" EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REVITALÇIZAÇÃO URBANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAs

PORTARIA: 388/2025 02/05/2025

02/05/2025

DISPÕE SOBRE A NOMEAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 386/2025 30/04/2025

30/04/2025

DISPÕE SOBRE A EXONERAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 385/2025 30/04/2025

30/04/2025

DISPÕE SOBRE A EXONERAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 018/2025 30/04/2025

30/04/2025

DECRETA PONTO FACULTATIVO O EXPEDIENTE DO DIA 02 DE MAIO DE 2025 EM TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 017/2025 26/04/2025

26/04/2025

DECRETA LUTO OFICIAL NO MUNICIPIO DE VARJOTA, EM RESPEITO A MEMORIA DE DUAS PERSONALIDADES HISTÓRICAS DE VARJOTA, OS SENHORES FÉLIX XIMENES FURTADO E JOSÉ GERARDO GOMES (ZE NEC [...]

DECRETO: 016/2025 23/04/2025

23/04/2025

DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO E COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLITICAS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E BEM-ESTAR ANIMAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCI [...]

LEI MUNICIPAL: 910/2025 16/04/2025

16/04/2025

INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO "MARIA LUCIA CAMELO" NA CIDADE DE VARJOTA-CE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DECRETO: 014/2025 14/04/2025

14/04/2025

DISPÕE SOBRE A RATIFICAÇÃO DA PERMISSÃO DE USO NO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL AMÉRICO ARAGÃO ALVES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 015/2025 14/04/2025

14/04/2025

DECRETA PONTO FACULTATIVO O EXPEDIENTE DO DIA 17 DE ABRIL DE 2025, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 013/2025 03/04/2025

03/04/2025

HOMOLOGA O CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VARJOTA, REGIDO PELO EDITAL Nº 003/2024, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 011/2025 18/03/2025

18/03/2025

DECRETA PONTO FACULTATIVO EM TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, EM ALUSÃO AO DIA 19 DE MARÇO, DATA CONSAGRADA A SÃO JOSÉ, PADROEIRO DO ESTADO [...]

LEI MUNICIPAL: 902/2025 12/03/2025

12/03/2025

CRIA O DIA DO AGENTE SOCIAL EM VARJOTA-CE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 905/2025 12/03/2025

12/03/2025

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO POLO GASTRONÔMICO E CULTURAL NO MUNICÍPIO DE VARJOTA, ESTADO DO CEARÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

LEI MUNICIPAL: 909/2025 12/03/2025

12/03/2025

DENOMINA OFICIALMENTE DE LUIZ FARIAS MORORÓ A QUADRA ESPORTIVA DO COLÉGIO ODILON NOBRE NO DISTRITO DE CROATÁ DOS MARTINS - VARJOTA-CE E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS

LEI MUNICIPAL: 908/2025 12/03/2025

12/03/2025

INSTITUI O DIA DA BÍBLIA NO CALENDÁRIO OFICIAL NO ÂMBITO DO MUNICIPIO DE VARJOTA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

LEI MUNICIPAL: 907/2025 12/03/2025

12/03/2025

DENOMINA OFICIALMENTE DE LAZARO MAIA (CHICO ELÓIA) ARTÉRIA QUE INDICA E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS

LEI MUNICIPAL: 904/2025 12/03/2025

12/03/2025

AUTORIZA A CRIAÇÃO E DENOMINAÇÃO DE 22 UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, VINCULADAS A REDE PÚBLICA DE ENSINO DE VARJOTA-CE

LEI MUNICIPAL: 903/2025 12/03/2025

12/03/2025

DISPOE SOBRE O REAJUSTE DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 906/2025 12/03/2025

12/03/2025

DENOMINA OFICIALMENTE DE RONALDO ALVES DE ARAÚJO O ANFITEATRO LOCALIZADO NA PRAÇA EM REFORMA MANOEL BEZERRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DECRETO: 009/2025 28/02/2025

28/02/2025

DECRETA PONTO FACULTATIVO EM TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, EM ALUSÃO ÀS FESTIVIDADES DE CARNAVAL E CINZAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 10/2025 28/02/2025

28/02/2025

ESTABELECE O VALOR DE REPASSE AS UNIDADES EXECUTORAS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE APOIO ESCOLAR (PMAE), NO AMBITO DO MUNICÍPIO DE VARJOTA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 007/2025 20/02/2025

20/02/2025

APROVA O PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES E AUTORIA INTERNA DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE VARJOTA, PARA O EXERCÍCIO DE 2025

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024