“Achamos que o Banco Central Europeu, impulsionado por preocupações com a inflação, aumentará as taxas para 2,5% no primeiro trimestre de 2023 antes de começar a cortá-las no início de 2024”, diz Jens Eisenschmidt, economista-chefe da Europa do banco.O Morgan Stanley prevê que o PIB na região do euro registrará um crescimento de 0,9% do PIB em 2024, em comparação com a estimativa de consenso de 1,6%.

Não há dúvida de que o seu discurso mais famoso, “Eu tenho um sonho”, tornou-se um símbolo desta luta constante para fazer prevalecer o bem. O discurso, proferido em 28 de agosto de 1963, em Washington, DC, quando a cidade recebeu mais de 250 mil pessoas de todo país, buscava garantir direitos à população negra do país, cuja última ação significativa havia ocorrido em 1865, com a abolição definitiva da escravidão.

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Por fim, em quinto lugar está um dos principais bancos tradicionais do setor, o Banco do Brasil (BBSA3), que no acumulado do ano de 2022, valorizou 49.87%.

Vale a pena lembrar que o chefe do Executivo disse ser “uma bobagem achar que um presidente do Banco Central independente vai fazer mais do que fez o Banco Central quando o presidente (da República) é quem indicava”. O petista ainda questionou a serventia da independência em meio a inflação e taxa de juros altas.

Inovações dos meios de pagamento – Fenasbac

O consenso do mercado aguardava um recuo de 0,3%, portanto, o resultado veio pior do que o esperado. E deixa o setor 3,6% abaixo do maior nível da série, de novembro de 2020, no entanto, segue acima 2,6% acima do patamar pré-pandemia.

“Então, isso valida a postura anunciada pelo banco central americano, no sentido de manter o aperto monetário, já que a expectativa é alcançar juros anualizados em um patamar entre 5% ou 5,5% em 2023, para só então frear o ritmo mais contracionista em relação às taxas”, diz o executivo.

A partir de julho, com o processo de normalização dos preços do petróleo e do dólar, a Petrobras iniciou a redução nos preços dos combustíveis.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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