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Edifício sede da Petrobras. Foto: Fernando Frazão,Agência BrasilA Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou na sexta-feira (4), após o fechamento do mercado, a conclusão da venda de suas ações da Paraná Xisto, constituída para deter a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) para a Forbes Resources Brazil (F&M Brazil).

Confira a análise na íntegra:

O subprocurador-geral Lucas Furtado pediu ontem, ao Tribunal de Contas da União (TCU) que a distribuição antecipada de pagamento de dividendos da Petrobras (PETR3;PETR4) seja suspensa imediatamente. Na última quinta-feira (3), o Conselho de Administração da petrolífera havia aprovada distribuição de R$ 3,3489 por ação preferencial e ordinária, totalizando R$ 43,7 bilhões.

Entre os indicadores desta manhã, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, apresentou alta de 0,45% no mês de outubro, ante alta de 0,12% observado em setembro, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo apurou o jornal, não houve comunicação oficial, e a empresa informou que apenas que aguarde futuras informações.

“Isso leva para o mercado que o presidente Biden não terá tanta facilidade de fazer políticas tão expansionistas ou que os gastos do governo saiam do descontrole, porque qualquer coisa que passar pelo Congresso de forma mais rápida, de repente vai para o Senado, e no Senado possa ser barrado”, avaliou durante participação na programação ao vivo da BM&C News.

O Ibovespa fechou em forte queda na véspera, com investidores receosos em relação ao orçamento federal de 2023, sobre os gastos que o novo governo eleito quer colocar, além da falta de definição sobre quem irá controlar o ministério da Fazenda. Hoje, a equipe de transição se encontrará com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para conversar sobre o orçamento.

*Com BM&C Now e BDM

E agora?

O ministro da Casa Civil sinalizou que esse processo dará início na próxima quinta-feira (3).

Com a agenda econômica esvaziada, o foco dos investidores continua sendo para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que será divulgado na quinta-feira (10) e é esperado que a inflação nos EUA sofra uma desaceleração para 8,0% em outubro.

O IGBE também divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,47% em outubro. No ano, o indicador acumula alta de 4,81% e, nos últimos 12 meses, de 6,46%, abaixo dos 7,19% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2021, a taxa foi de 1,16%.

Além disso, a taxa de desemprego da zona do euro ficou em 6,6% em setembro, dentro das estimativas do mercado e uma leve queda em relação ao mês anterior, de 6,7% em agosto, segundo dados com ajustes sazonais divulgados pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia. A Eurostat estima que havia 10,988 milhões de desempregados na zona do euro no décimo mês de 2022.

Por fim, o estrategista chefe destacou que há uma série de fatores, mas na sua visão, o que está jogando o Ibovespa para baixo é a preocupação em relação ao Bradesco e ao sistema financeiro. “Principalmente, sobre a rentabilidade dos bancos em que nós vimos uma crescente recuperação”, completou.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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