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Voto de Lula. Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou pela primeira vez após a apuração de votos indicarem a disputa pela Presidência em segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em julho caiu 0,6% frente a julho e 0,7% contra agosto de 2021.

“O curso vai ajudar o investidor a entender o que é programação, como ela deve ser estudada, como se escreve um bom código e quais são os benefícios da sua automação”, contou o professor André Mombach. “Estamos seguindo o principal propósito da Nelogica, que é democratizar o acesso ao mercado financeiro e às suas melhores práticas”, completou.

Na véspera, o resultado da apuração apontou que Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais. Lula teve 48,32% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro registrou 43,29% dos votos.

Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%.

A pesquisa de boca de urna é divulgada no dia da votação, sempre depois que as urnas são lacradas.

A emedebista ressaltou que ficou muito feliz com o resultado. “Estou muito feliz com o resultado que conseguimos obter, porque mais que uma campanha eleitoral — eu falava disso desde o começo —, era uma campanha política, de marcar posições, de que daqui para frente as mulheres brasileiras não vão ser mais eco, vão ser vozes na política brasileira”.

Caso o documento seja apresentado, conforme dito na semana passada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o assunto começa a ser discutido em plenário, por meio da votação da urgência, que vai precisar de 257 votos favoráveis para ser aprovada. A hipótese desobriga que o projeto passe por comissões temáticas.

O candidato afirmou que, a partir desta segunda-feira (3), vai ter campanha.

Proibição do iPhone no BrasilNo início de setembro, o governo suspendeu a venda de qualquer modelo do iPhone sem o carregador no Brasil, multou a Apple em quase R$ 12,3 milhões pela prática e ainda determinou a cassação do registro dos smartphones da marca na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Se a empresa gera caixa suficiente para se financiar ela primeiro usa o caixa interno e se não gera caixa suficiente, mas consegue tomar dívida barata, ela vai para a dívida. Por fim, quando já está endividada demais, ela vai abrir o IPO e reequacionar seu capital”, explicou no programa Comdinheiro transmitido no canal da BM&C News.

“Não vendam se for essa a decisão [possível crise do Credit Suisse]. Se você é correntista, a preocupação é outra e é um ponto realmente importante que precisa ser debatido junto com seu consultor/assessor”, avaliou.

Ainda, o especialista pontuou que não existe a possibilidade de uma crise como aconteceu em 2008, mas que a grande preocupação seria quem irá salvar o banco, caso precise de uma liquidez.

▪️Tóquio — Nikkei, -1,83%▪️Hong Kong — Hang Seng, +0,33%▪️Seul — Kospi, -0,71%▪️Taiwan — Taiex, -0,81%▪️China —Xangai, -0,55%▪️China — Shenzhen, -1,30%

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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