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Via (VIIA3): +2,74% | R$ 0,75TIM (TIMS3): +1,91% | R$ 15,45Copel (CPLE6): +2,03% | R$ 9,06CCR (CCRO3): +1,73% | R$ 12,96Cemig (CMIG4): +1,64% | R$ 13,00Maiores baixas

Compras: US$ 414,006 bilhõesVendas: US$ 432,230 bilhõesSaldo (F): -US$ 18,224 bilhõesSaldo (S=C+F)+US$ 21,176 bilhões

Fonte: CNBC – 05/set/2023Fonte: Reuters – 05/set/2023Estoques Baixos…Nos EUA, algumas coisas chamam a atenção.

Apesar dos indicadores lá fora, a intensidade de divulgações no Brasil também será intensa, principalmente envolvendo o Banco Central.

Boa noite, investidores! Estamos encerrando a cobertura do BM&C News. Nos vemos amanhã!(17h15) – Fechamento de mercadoIbovespa: 118.695,32 (+0,72%)S&P 500: 4.402,08 (-0,94%)Nasdaq: 13.469,13 (-1,53%)Dow Jones: 34.440,88 (-0,22%)Dólar: R$ 4,88 (+0,15%)Euro: R$ 5,20 (-0,05%)(17h00) – Dólar fecha em alta de 0,15%, cotado a R$ 4,88Nesta quarta, a moeda norte-americana registrou uma cotação máxima de R$ 4,88 e mínima de R$ 4,84.

CVC (CVCB3): +4,58% | R$ 2,51Petrorio (PRIO3): +2,69% | R$ 48,19Assaí (ASAI3): +2,66% | R$ 11,59Petrorecsa (RECV3): +2,64% | R$ 19,80Marfrig (MRFG3): +2,43% | R$ 7,17Maiores baixas

Azul (AZUL4): +12,57% | R$ 15,23Gol (GOLL4): +8,13% | R$ 6,92CVC (CVCB3): +8,07% | R$ 2,41Natura (NTCO3): +5,97% | R$ 16,16MRV (MRVE3): +4,40% | R$ 11,64Maiores baixas

O Banco Central do Japão(BoJ) seguiu com a política monetária ultra-acomodatícia e manteve a taxa de juros em -0,1%, além de ter limitado o rendimento máximo dos títulos do governo japonês de dez anos em 1,0%.;Os resultados do índice de atividade do S&P Global na Europa continuaram abaixo de 50, o que indica retração nos setores;Confira as últimas notícias do mercado financeiro no Brasil e no mundo abaixo:

Juros neutrosEm sua ata, o Comitê de Política Monetária do BC também apontou preocupação com a possibilidade de elevação da taxa de juros neutra.

Durante a programação da BM&C News, Silveira comentou ainda que no lugar dos temas apresentados pelo presidente em sua fala, Lula deveria ter encarado problemas realmente relevantes, como a guerra que continua acontecendo na Ucrânia.

Powell: Conseguimos ver um reequilíbrio significativo no mercado de trabalho sem grande desemprego. Mas ainda acho que terá de haver mais abrandamento no mercado de trabalho.

Foto: Envato MarketResumo do mercado nesta quinta-feira (21):

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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