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“Reiteramos que a manutenção do desalinhamento além dos fundamentos externos de longo prazo, que melhoraram significativamente nos últimos meses, sugere que a percepção de risco relativa à situação fiscal e política mantém-se elevada, ocasionando momentos de grande volatilidade no mercado cambial”, disseram em nota Emerson F. Marçal, coordenador da graduação, e Oscar R. Simões, pesquisador, do Centro de Macroeconomia Aplicada.

“No momento, a rodovia está sem bloqueio e sem abordagem a caminhoneiros que seguem viagem”, disse a pasta, mencionando uma tentativa de interdição da pista pelos manifestantes na noite de segunda-feira, que foi contida pela Polícia Rodoviária Federal.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,82%, a 9.030,80 pontos.

As bolsas europeias operam em queda nesta manhã em que o investidor europeu aguarda a reunião de política monetária do Fed, da qual se espera o anúncio do início da retirada dos estímulos. A baixa é limitada por resultados corporativos melhores que o esperado fazendo o contraponto à queda das ações ligadas ao petróleo, que recua com estoques em alta.

A instituição disse que, além de acabar com a meta para o retorno do bônus citado, antes considerava que haveria probabilidade “muito baixa” de uma alta nos juros no horizonte de três anos. Agora, o quadro está “um pouco diferente” e o RBA considera que uma elevação na taxa de juros “poderia ser apropriada em 2023”.

Após acelerar o ritmo de alta da Selic na semana passada na esteira da manobra do governo para alterar a regra do teto de gastos, o Copom fez uma nova defesa das regras fiscais na ata da reunião.

“Idealmente, veremos mais evolução do mercado de trabalho em um contexto em que não haja outro salto de Covid. Ainda não achamos que seja hora de elevar os juros. Ainda há um caminho a percorrer para atingir o pleno emprego”, disse Powell, acrescentando acreditar que essa meta talvez possa ser alcançada no final do próximo ano.

Ao chegar à Câmara, Lira evitou cantar vitória, mas garantiu que a PEC seria pautada e submetida à votação. “De hoje não passa”, disse. “Minha obrigação é pautar. Ou ela será aprovada, ou não será.”

Entre as ações com as maiores altas, estão: Lojas Americanas (LAME4: +13,33% – R$ 5,78); Locaweb (LWSA3: +9,07% – R$ 20,32); e Grupo Soma (SOMA3: +8,90% – R$ 14,80).

A sessão para apreciação dos destaques (sugestões de mudanças ao texto principal) e votação em segundo turno da PEC será convocada “oportunamente”, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL). Não ficou claro se isso ocorrerá ainda nesta quinta ou na semana que vem.

No cenário internacional, as bolsas operam perto da estabilidade, com os investidores ansiosos pela decisão do Federal Open MarketCommitee(Fomc), o Comitê do Federal Reserve, que deve anunciar uma redução no programa de compra de ativos, para estimular a economia. O mercado aguarda, em seguida, pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve.Os Estados Unidos também vão divulgar nesta semana opayrollde outubro, que sai na sexta-feira com expectativadecriação de 400.000 vagas.

PMI de serviços dos Estados Unidos sobe a 58,7 em outubro

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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