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A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Analistas esperam que a Selic comece a ceder apenas no segundo semestre deste ano. De acordo com o último Relatório Focus, que reúne a projeção de economistas, a expectativa é que os juros encerrem o ano em 12,50%.

A razão é simples: muitos destes movimentos de esquerda não são necessariamente contra o capitalismo de George Soros, mas contra valores e princípios conservadores, base da civilização ocidental, que representam obviamente uma resistência aos anseios globalistas das famílias Soros, Rockfeller, Ford, entre outras.

Um acordo de cooperação econômica mais intensa entre China e América Latina, daria uma força revigorada à região, que corre o risco de perder mais uma década por dificuldades econômicas ainda resultantes da pandemia da Covid-19, particularmente num momento em que a globalização – que tantos resultados positivos gerou globalmente – vem sendo atacada pelo unilateralismo e hegemonismo dos Estados Unidos e, também, da União Europeia. Tais ataques têm minado as regras comerciais, que eram mutuamente benéficas, transformando-as para mero ganho político. Além disso, o Ocidente tem ameaçado a segurança industrial global, incluindo agricultura e energia, particularmente ao abuso de medidas como sanções.

O fato é que não elegemos indivíduos por mérito e capacidade, mas sim por carisma, agenda e por interesse de lideranças partidárias. Isto não é bom, nem saudável. Até porque, ao afastarmos o mérito como elemento principal de uma decisão eleitoral, começamos a dividir a sociedade ainda mais. A polarização política é o grande mal deste período do século XXI.

Os direitos às liberdades de expressão, manifestação e de associação política constituem um histórico do processo de avanço das democracias ocidentais. Retirá-los ou reduzi-los é uma afronta à luta histórica travada por séculos para exercê-los. No entanto, a responsabilidade por atos de vandalismo, particularmente ao patrimônio público – resultante dos tributos de toda uma coletividade – devem ser punidos severamente, como crimes ao patrimônio e como delito grave. 

Este risco ganha força de acontecer novamente com o ceticismo que há sobre o desenho do processo constituinte. Aproximadamente 51% dos chilenos apoiam a nova estrutura de membros eleitos e especialistas, enquanto 46% a rejeitam, segundo pesquisa do Cadem realizada em dezembro passado. A pesquisa indica ainda que 55% considera que o novo processo para uma nova Constituição será melhor do que o realizado pela Convenção Constituinte, contra 21% que acha que será igual e 20% que acredita que será pior.

No cenário corporativo, a Ambipar (AMBP3) divulgou pela manhã que a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente a CVM dos Estados Unidos, aprovou a combinação de negócios entre sua subsidiária Ambipar Response com a sociedade de propósito específico (Spac) HPX Corp. Após a aprovação, os papéis da Ambipar Response passarão a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) sob o código AMBI.

O CEO da Philips, Roy Jakobs, disse em comunicado que a redução da força de trabalho da companhia acontecerá até 2025. “O ano de 2022 foi muito difícil para a Philips e nossos acionistas. Estamos tomando medidas firmes para melhorar nossa eficácia e aumentar o rendimento com urgência”, declarou Jakobs.

Clement Atlee, que na ocasião era o Vice-Primeiro-Ministro recusou a proposta, afirmando que “não poderia consentir com a introdução em nossa vida nacional de um dispositivo tão estranho a todas as nossas tradições como o referendo, que muitas vezes tem sido o instrumento do nazismo e do fascismo”. Napoleão, Mussolini e Hitler utilizaram referendos com frequência no passado.

Eles funcionam como uma espécie de condomínio de investidores, pois reúnem dinheiro de diversas pessoas para investir de forma conjunta no mercado financeiro. Os lucros recebidos com a aplicação são divididos entre os cotistas, de forma proporcional ao valor investido.

O resultado superou as estimativas do mercado, que aguardavam 2,6% no período. O número do terceiro trimestre foi de crescimento de 3,2%.

Treasury Bill: Vencimento de até 52 semanas. Pagam principal mais juros apenas no vencimento.

“Eu acho realmente que não compensa entrar”, comenta Daher, explicando que os ativos podem chegar a valorizar ainda mais, porém os riscos estão altos, enfatizando que nesses casos é importante realizar um bom gerenciamento de riscos.

Às 16h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,86%, cotado a 111.331 pontos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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