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O Focus de hoje mostra o primeiro a ser divulgado com as projeções dos economistas após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidencia da República.

Nos Estados, o IBGE mostrou que 18 das 27 Unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para: Paraíba (4,5%), Rio de Janeiro (3,1%) e Pernambuco (2,3%). Por outro lado, nove atividades pressionaram negativamente, com destaque para Mato Grosso do Sul (-1,7%), Espírito Santo (-1,5%) e Roraima (-1,2%). Tocantins apresentou estabilidade (0,0%) na passagem de agosto para setembro.

Confira a análise na íntegra:

O Ibovespa começou as negociações com certa volatilidade nesta terça-feira (1), mas ganhou ritmo e se mantém em alta, com investidores reagindo aos indicadores econômicos divulgados pela manhã.

(Foto: Getty Images)O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE cai 3,3 pontos em outubro, para 98,2 pontos, o menor nível desde maio deste ano (97,4 pts.), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (1).

Uma varredura Republicana pode sinalizar um maior apoio às empresas de petróleo e gás.

A temporada de balanços teve o seu dia mais agitado ontem, com dezenas de companhias divulgando seus números. O principal destaque foi para o Itaú Unibanco (ITUB4), que reportou lucro recorrente gerencial de R$ 8,079 bilhões no terceiro trimestre, uma alta de 19,17% na comparação anual. A carteira de crédito do banco cresceu 2,5% na comparação com o segundo trimestre, para R$ 1,111 trilhão.

Ao avançar 0,9% em setembro de 2022, o volume de serviços registra o quinto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,9%, segundo a instituição. A média móvel trimestral foi de 1,1% no trimestre encerrado em setembro de 2022 frente ao mês anterior, mantendo a trajetória ascendente desde julho de 2020.

Por fim, o estrategista chefe destacou que há uma série de fatores, mas na sua visão, o que está jogando o Ibovespa para baixo é a preocupação em relação ao Bradesco e ao sistema financeiro. “Principalmente, sobre a rentabilidade dos bancos em que nós vimos uma crescente recuperação”, completou.

Hoje, após o fechamento do mercado, será a vez do Itaú divulgar seus resultados. “Eles têm uma qualidade de carteira um pouco melhor. Mesmo assim, vamos ficar atentos aos números”, conclui Tiglia.

“O povo escolheu e, agora, o povo e o mercado vão reagiando às políticas. A gente vai ter que saber navegar nessa volatilidade”, afirmou Sallouti.

Além disso, na carta, Zuckerberg pediu desculpas e assumiu ter errado.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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