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A CSN (CSNA3) informou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 1,36 bilhão de reais no primeiro trimestre, queda de 76% ante mesma etapa de 2021, em meio a maiores custos operacionais e piora na linha financeira.

Em Taiwan, o índice Taiex conseguiu se recuperar e registrou alta de 0,79%, a 16.696 pontos.

A Petrobras registrou um lucro líquido de R$ 44,561 bilhões no 1T22, resultado que significa uma alta de 3.718%, frente os R$ 1,167 bilhão registrados no 1T21, um ano antes.

6h – Zona do Euro: Percepção econômica ZEW de maio8h – Brasil: Ata do Copom8h – Brasil: IPC-S das Capitais na primeira quadrissemana de maio9h – Brasil: Vendas no varejo de março17h30 – EUA: Estoques de petróleo bruto API22h30 – China: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril22h30 – China: Índice de Preços ao Produtor (IPP) de abril

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 5,1 bilhões, crescimento de 5% na comparação anual.

Além disso, no lado corporativo, a temporada de balanços é agitada. Hoje, as companhias que divulgarão seus resultado são CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), BRF (BRFS3), GPA (PCAR3), PetroRio (PRIO3), Suzano (SUZB3), entre muitas outras.

9h – Brasil: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril9h30 – EUA: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril11h30 – EUA: Estoques de petróleo bruto

Final do NIS      Primeira parcela     Segunda parcela1 e 6                    2 de maio                   1º de junho2 e 7                    3 de maio                    2 de junho3 e 8                    4 de maio                    3 de junho4 e 9                    5 de maio                    6 de junho5 e 0                    6 de maio                    7 de junho

OIPAvariou 0,19% em abril. No mês anterior, o índice havia apresentado alta de 2,80%. Na análise por estágios de processamento, a taxa do grupo Bens Finais variou de 3,64% em março para 2,01% em abril.

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Por aqui, destaque para a produção industrial, divulgada pelo IBGE 9 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pela manhã. A produção das indústria no país teve avanço de 0,3% em março na comparação com o mês anterior.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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