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O principal papel da Bolsa brasileira, a Vale (VALE3), mostra um gráfico com um cenário congestionado no curto prazo, conforme analisou o grafista da Kinvo, Beto Assad em transmissão à BM&C News. Já no longo prazo, a análise feita é de tendência de baixas nos alinhamentos das médias.

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REUTERS/Ueslei MarcelinoA transmissora de energia Isa Cteep reportou nesta quinta-feira lucro líquido de 188 milhões de reais referente ao terceiro trimestre, queda de 53,1% ante igual período de 2020 causada por efeitos não recorrentes e impacto de juros sobre a dívida, enquanto a geração de caixa permitiu antecipar proventos de 863 milhões de reais, com pagamento previsto para novembro.

As ações da estatal seguem a queda do petróleo e recuam: ON (PETR3) -0,82% (R$ 29,07) e PN (PETR4) -0,38% (R$ 28,58) , enquanto Petrorio (PRIO3) lidera as baixas do índice, com desvalorização de 3,91% (R$ 24,36). Vale e siderúrgicas também sentem a queda de 6,02% do minério de ferro em Qingdao (para US$ 112,65 a tonelada) e operam em baixa.

Mas o alívio no trecho mais curto era o outro lado da moeda da pressão nos vencimentos seguintes. Em alta de 26 pontos-base, o DI para janeiro de 2023 – que reflete expectativas para a trajetória da Selic de hoje ao fim de 2022 – já apontava Selic bem acima de 12% em dezembro do ano que vem.

Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, Bolsonaro também disse que “qualquer negocinho” é suficiente para os agentes de mercado elevarem as taxas de juros a longo prazo.

O professor também explicou a diferença de juros reais e nominais e como impactam o mercado.

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“Estamos deliberando em outubro 863 milhões de reais para serem pagos em novembro, uma antecipação de um pagamento que seria só no final do exercício.”

A Petrobras iniciou fase vinculante para a venda de 100% dos campos de Uruguá e Tambaú, da concessão BS-500, na Bacia de Santos, informou a companhia em comunicado ao mercado nesta quarta-feira.

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“Essas premissas são dentro de um cenário que não contempla quebra profunda de regime fiscal”, disse, avaliando que hoje o país está em situação de “moderada irresponsabilidade fiscal”.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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