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8h – Brasil: IPC-S (3ª Quadrissemana de Março)9h – Reino Unido: Decisão de Política Monetária9h – EUA: Licenças de Construção 9h30 – EUA: Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego11h- EUA: Vendas de Moradias Novas12h – Zona do Euro: Confiança do Consumidor (Março)20h30 – Japão: Índice de Preços ao Consumidor (Fevereiro)

Quarta-feira (22 de março)

Desde o resgate do Credit Suisse apoiado pelo governo suíço no fim de semana, o UBS viu o valor de suas ações e títulos passarem por forte volatilidade.

No Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou o novo arcabouço fiscal para os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, que “receberam bem” a proposta. A expectativa é que o texto venha a público ainda esta semana.

Dessa forma, além do lucro líquido em queda, a companhia também reportou um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 4,574 bilhões, recuo de 65,2% quando em comparação com os resultados apresentados no 4T21. A receita líquida somou R$ 97,865 bilhões, um valor 4,5% menor em relação ao quarto trimestre de 2021. 

Na Europa, a balança comercial da zona do euro acumulou um déficit de 30,6 bilhões de euros em janeiro, conforme mostraram dados da Eurostat. O número é resultado de 222,9 bilhões de euros em exportações e 253,5 bilhões de euros em importações. Em janeiro de 2022, o déficit da balança comercial do bloco ficou em 30,2 bilhões de euros.

No entanto, ao longo dos anos, o valor de mercado da empresa de tecnologia caiu mais de 90%, principalmente em razão da estagnação no crescimento da receita e das avaliações mais criteriosas dos investidores sobre os negócios de tecnologia.

Para 2024, os economistas seguiram com as mesmas projeções da semana anterior. As estimativas do IPCA ficaram em 4,02%, enquanto o crescimento do PIB e manteve em 1,50%. O  dólar ficou estável em R$ 5,30, e a taxa de juros se manteve em 10%.

Foto: Reprodução Facebook/FleuryA Fleury (FLRY3) divulgou nesta quinta-feira (16) seu resultado do quarto trimestre de 2022 e registrou uma leve queda no Ebitda, mas uma forte baixa no lucro.

“Essa redução tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da Petrobras frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”, afirmou a Petrobras, em comunicado.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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