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ÁsiaOs mercados asiáticos fecharam mistos nesta segunda-feira (10), uma vez que os investidores reagiram aos dados de inflação da maior economia do continente, a China. O IPC chinês recuou 0,2% em junho em relação a maio e ficou estável na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, os preços ao produtor apresentaram deflação de 5,4% no mês passado na base anual.

Fonte: Site de RI da Moura DubeuxComentários SmallCaps: A Moura Dubeux segue demonstrando boa resiliência nas suas entregas, além de ter uma boa VSO para o setor. A consistência da Companhia nas vendas e nos lançamentos t/t e a/a mesmo em um cenário complicado de juros é bem positivo. A MD segue negociando a 0,72x valor patrimonial.

O sistema promete revolucionar o sistema de pagamentos nos EUA, já que por lá as opções disponíveis contam com uma estrutura de pagamentos que não funciona no final de semana e pode demorar alguns dias para que o dinheiro fique disponível. 

Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 1,27%, cotado a 118.917 pontos.

Na foto, o professor de finanças, investidor e papa do valuation. Ao lado dele, Aswath Damodoran, risos. Crédito: Arquivo pessoal. Esses detalhes que mencionei são alguns dos responsáveis por tornar o valuation um processo tão complexo e, ao mesmo tempo, uma estrela guia para os investidores. Mas o que fazer para dominá-lo? Seria o valuation uma arte que requer “dons mágicos” para ser executada?

No cenário corporativo, o Congresso entra na última semana antes do recesso informal de julho. Com isso, a Câmara deve votar o novo arcabouço fiscal somente em agosto, assim como o Senado deve apreciar o “voto de qualidade” do Carf e a reforma tributária – aprovados pelos deputados na semana passada – somente mês que vem.

Por volta das 13h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em baixa de 0,48%, cotado a 118.327 pontos.

Kepler Weber (KEPL3) – A empresa comunicou ao mercado foi deferido pela a B3 (#B3SA3), o pedido de migração da companhia para o segmento especial de governança corporativa denominado “Novo Mercado”. Tendo em vista o deferimento de migração da Companhia para o Novo Mercado. Segundo fato relevante, as ações ordinárias passarão a ser negociadas no Novo Mercado em 26 de julho de 2023.

Mesmo avaliando uma possibilidade de alta, ele aconselha os investidores a ficarem atentos com o papel afirmando que não vê um cenário positivo em VIIA3 e MGLU3. “Dentro do setor de consumo, apenas as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) tem um cenário positivo para planejar compra daqui alguns pregões”, finaliza o analista técnico. 

O sistema promete revolucionar o sistema de pagamentos nos EUA, já que por lá as opções disponíveis contam com uma estrutura de pagamentos que não funciona no final de semana e pode demorar alguns dias para que o dinheiro fique disponível. 

Cenário corporativoCopel (CPLE6) – A companhia informou ao mercado que, em assembleia geral extraordinária, foi aprovada a reforma do estatuto social da companhia, que visa abrir o caminho ao processo de privatização. Segundo o comunicado, foi aprovado um aumento de capital social e também uma “poison pill” para não permitir que acionistas passem de 25% do capital votante da Copel. Com isso, a regras, semelhantes às adotadas no processo da Eletrobras (#ELET3), permitirão que a empresa elétrica se torne uma sociedade com capital disperso. O BNDES, por meio do BNDESPar, que detém cerca de 24% do capital da companhia, foi contrário à implementação dos dispositivos. Em nota, o banco destacou que considera a Copel uma “empresa estratégica” e que o novo modelo poderia levar a um “desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da companhia”.

Cenário corporativoItaúsa (ITSA4) – A holding informou, via fato relevante, que rescindiu, de comum acordo com os demais signatários, o acordo de acionistas da XP (XPBR31). A companhia afirmou que os membros indicados pela Itaúsa para o conselho de administração e para o comitê de auditoria da XP “renunciarão aos seus cargos oportunamente”. “A Itaúsa deixará de registrar contabilmente o investimento na XP pelo método de equivalência patrimonial, passando a tratá-lo como ativo financeiro mensurado a valor justo”, mostrou o comunicado. Com isso, a mudança impactará positivamente o resultado da Itaúsa no terceiro trimestre de 2023 em, aproximadamente, R$ 860 milhões.

Aqueles que apoiam as escolas cívico-militares argumentam que elas podem ser uma solução para os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro, incluindo a falta de disciplina em sala de aula e a baixa qualidade do ensino. Defendem que a disciplina e a hierarquia militar podem contribuir para melhorar o ambiente escolar e promover uma educação mais focada no desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, afirmam que a presença de militares nas escolas pode ajudar a fortalecer valores cívicos e estimular o sentimento de patriotismo entre os estudantes.

Eu costumo fazer esta revisão dos FILTROS todas as sextas-feiras e já deixo o meu Gráfico engatilhado para a próxima semana, de olho nas melhores Ações somente. Foco total no que há de melhor.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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