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A Cemig reportou lucro líquido de R$ 421,05 milhões no terceiro trimestre deste ano, queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro, o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado pela exclusão de itens não recorrentes, aumentou 6,4% em base anual de comparação, para R$ 1,468 bilhão, enquanto a margem Ebitda passou de 20,76% para 18,51%, redução de 2,25 pontos porcentuais (p.p.). A receita líquida da Cemig no terceiro trimestre avançou 48% para R$ 9,52 bilhões.

Importação

Já Roberto Waack, o fundador da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, vê o resultado final como positivo, apesar da ausência de um compromisso mais forte sobre financiamento. A Concertação é uma rede de pessoas, instituições e empresas para buscar soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável.

A Cemig reportou lucro líquido de R$ 421,05 milhões no terceiro trimestre deste ano, queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro, o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado pela exclusão de itens não recorrentes, aumentou 6,4% em base anual de comparação, para R$ 1,468 bilhão, enquanto a margem Ebitda passou de 20,76% para 18,51%, redução de 2,25 pontos porcentuais (p.p.). A receita líquida da Cemig no terceiro trimestre avançou 48% para R$ 9,52 bilhões.

Desde 2011, para melhorar sua rentabilidade, a companhia reduziu em 39% o seu quadro de funcionários, o que impulsionou o número de processos. Agora, a gestão afirma que a rotatividade de funcionários voltou ao normal.

“A redução do gasto com serviço da dívida é mais uma demonstração do processo de reequilíbrio financeiro atingido pela Petrobras. Tratam-se de juros e encargos referentes aos empréstimos que a companhia contraiu, valores que eram revertidos para credores”, disse o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Rodrigo Araujo.

Para cada área serão oferecidos contratos cujos prazos podem variar de 24, 36 ou até 60 meses. A maior carga a ser comercializada é da Área de Desenvolvimento de Mero, de 43,4 milhões de barris para um contrato de 36 meses.

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, afirmou, em discurso a líderes empresariais nesta segunda-feira, 15, que a entidade seguirá provendo forte apoio monetário diante da perspectiva de inflação para os próximos anos abaixo da meta de 2%.

A alta nos preços refletiu em todas as regiões, segundo a empresa. O diesel comum teve maior elevação na região Sul, com 8,22%, enquanto a região Centro-Oeste registrou aumento maior do tipo S-10, avanço de 7,60%.

O petróleo WTI para dezembro encerrou a sessão em alta de 0,11% (US$ 0,09), a US$ 80,88 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para janeiro caiu 0,15% (US$ 0,12), a US$ 82,05 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

Segundo o chefe do Operador Nacional do Sistema Elétrico, após o pior período úmido em mais de 90 anos na área das hidrelétricas, as chuvas começaram dentro do previsto, diferentemente de 2020.

O STOXX 600 marcou uma série de recordes de alta neste mês, à medida que fortes lucros corporativos e decisões mais amenas de política monetária de bancos centrais elevaram a confiança dos investidores, ajudando a tirar o foco de um ressurgimento da Covid-19 na região.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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