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Entre os 30,2 milhões de empregadores e trabalhadores por conta própria no país, 10,3 milhões (ou 34,2%) estavam em empreendimentos registrados no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), uma alta em relação a 2019 (29,3%).

A última vez em que o Banco Central tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.Apartir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Dessa forma, quando olhamos para o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, temos algumas das principais ações da B3, distribuídas em uma configuração, onde cerca de 20% dos índice é preenchido pela Vale (VALE3), Petrobras (PETR3;PETR4) e grandes bancos.

A última vez em que o Banco Central tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Dessa forma, o Copom reforçou a necessidade de se manter uma política monetária ainda contracionista para que se consolide a convergência da inflação para a meta em 2024 e 2025 e a ancoragem das expectativas.A meta definida pelo Conselho Monetário Nacionalpara os próximos dois anos é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.

O EaG levou em consideração o nível de escolaridade da população, o acesso à educação, os investimentos no setor e aspectos relativos aos profissionais da educação. A ideia é que o estudo ajude o país na construção de política públicas.

Magazine Luiza (MGLU3): -5,95% | R$ 2,37CVC (CVCB3): -5,00% | R$ 2,28G. Soma (SOMA3): -4,93% | R$ 6,94Alpargatas (ALPA4): -4,77% | R$ 8,00Lojas Renner (LREN3): -4,64% | R$ 13,98(12h20) – Ibovespa opera em queda de 1,51%, cotado aos 116.898,98 pontosO BC americano sinalizou juros altos por tempo prolongado. Nova alta neste ano e menos cortes em 2024 estão à mesa, redirecionando a atratividade da renda variável internacional à fixa. Já no Brasil, o corte da Selic veio acompanhado de alerta sobre a trajetória fiscal.

NoRelatório de Inflaçãodivulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2023em 5% no cenário base. A projeção, no entanto, pode ser revista na nova versão do relatório, que será divulgada no fim de setembro.

Powell: Conforme elevamos juros, riscos ficam mais equilibrados sobre nível de aperto.

No cenário doméstico, foram divulgados dados da produção industrial de julho, que recuou 0,6% frente a junho, na série com ajuste sazonal, com taxas negativas em quatorze dos 15 locais pesquisados, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas mensais mais intensas foram no Amazonas (-8,8%), Bahia (-6,0%) e Pará (-4,4%). A única alta foi no Ceará (1,2%).

Ou seja, suas flutuações de preços têm impactos diretos no índice de inflação, que tem sido um tema central no mercado. Ao afetar a inflação, ele também pode influenciar as taxas de juros, consequentemente, os mercados de renda fixa e renda variável, e, portanto, ter impactos no desempenho da sua carteira. Por isso, ele é tão importante.

O grande desafio da nacionalidade é que o brasileiro perdeu orgulho do seu país. Talvez pela falta de democracia no período militar, o brasileiro também perdeu respeito pela autoridade. Passou-se a confundir disciplina com autoritarismo. E os sonhos de um país grande foram enterrados pelos vários erros econômicos e políticos que condenaram o Brasil a uma situação de baixo desenvolvimento e reduzido crescimento econômico. Nas últimas décadas, o Brasil viu-se superado por países como Índia e China que possuíam situações econômicas muito piores do que tínhamos. Aos poucos, a chama do Milagre Brasileiro – ainda que eivado de problemas – transformou-se num sentimento de frustração. O país do futuro se transformou num país desencantado com a sua própria realidade. E o povo, ao invés de resistir à situação e buscar uma força interior de rejuvenescimento, optou por aceitar aquilo que aventureiros que dominaram o cenário político passaram a impor como realidade. O Milagre Brasileiro, paulatinamente, foi-se transformando num pesadelo e muitos optaram por encontrar novos rumos em outras terras.

S&P 500: -0,37% | 4.257,02 pontosDow Jones: -0,49% | 33.452,86 pontosNasdaq: -0,32% | 13.021,08 pontos(12h48) – Fechamento de mercado – EuropaPrincipais índices na Europa encerram novo dia com quedas. Investidores continuam com o sentimento de aversão ao risco, com problemas da economia da China em foco e com preços de petróleo subindo ainda mais e pressionando com mais vigor as expectativas de inflação. As taxas de juros em patamares elevados, por mais tempo, como ressaltam os bancos centrais, também foram fatores importantes.

Powell: Vemos que a política monetária atual é restritiva, mas estamos preparados para subir mais os juros, se for preciso.

No projeto do Orçamento de 2024, o governo federal prevê zerar o déficit primário nas contas públicas, conforme estabelece o novo arcabouço fiscal.O ministro da Fazenda,Fernando Haddad, já manifestou que o cumprimento dessa meta é um desafio, que depende do aumento da arrecadação.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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