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Segunda-feira, 5 de dezembro:

O analista e chefe da SaraInvest, Marco Saravalle, e o head da Invight, Pedro Cespi, conduzirão o programa.

 O volume de vendas avançou 0,5% em outubro frente a setembro no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção. Na comparação anual, o avanço foi de 0,3%. A média móvel trimestral foi de 0,7% no trimestre encerrado em outubro.

Confira a agenda de indicadores econômicos da semana entre os dias 12 e 16 de dezembro:

Em Brasília, o STF julgará a constitucionalidade do orçamento secreto, mas a principal atenção ficará para a votação da PEC da Transição no plenário do Senado. Ontem, os senadores da CCJ costuraram um acordo no qual enxugou o valor do texto em R$ 30 bilhões.

Para o analista e chefe da SaraInvest, Marco Saravalle, as ações (OIBR3) podem reagir positivamente após a tão sonhada saída da recuperação judicial. Porém, ele destaca que as vendas dos ativos estão atrasadas e que acaba prejudicando a posição de caixa, além de estimativas de crescimento mais desanimadoras no segmento da ClientCo, aliado a um custo de capital mais alto.

O Ibovespa operava em alta nesta sexta-feira (2), após ter sofrido um baque inicial com dados do relatório de emprego nos Estados Unidos, o payroll, que apresentou números acima do esperado das projeções. Os investidores também analisam outros indicadores, como os da produção industrial no Brasil.Às 11h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,80%, cotado a 111.814 pontos.

Mediante ao cenário, Felipe Fradinho, analista técnico da Empiricus Investimentos, analisou os papéis da Oi e para ela, mesmo com a saída do processo judicial, a empresa ainda continua em maus lençóis. “Eu chamo de papel fofoca, qualquer manchetinha acaba alterando muito o preço do papel e o gráfico se mostra ineficiente”, explica Fradinho.

Cohen afirmou que MRFG3 está muito abaixo da média de 200, e explicou porque acredita que o ativo se encontra nessa situação de sobrevenda. “Em um canal de baixa, quando ele está lá em cima e ultrapassa o canal, ele fica sobrecomprado, e quando ultrapassa o canal embaixo, ele está sobrevendido”, explicou o analista.

No cenário internacional, as expectativas estão para o encontro entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca. Essa será a primeira viagem ao exterior do líder ucraniano desde que Moscou enviou dezenas de milhares de soldados ao seu país em 24 de fevereiro.

Com isso, ele excluiu do teto de gastos recursos para custear benefícios sociais. A medida atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade. A decisão torna desnecessária a articulação do presidente eleito em passar a PEC da Transição, uma vez que o principal objetivo da PEC era justamente custear o auxílio Brasil.

O presidente eleito Luiz InácioLulada Silva (PT) anunciou na tarde desta terça-feira (13) Aloizio Mercadantecomo próximo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“A Porter optou por uma configuração mais confortável da aeronave, alterando de 146 para 132 assentos e com espaço que variam entre 36, 34 e 30 polegadas”, diz o comunicado.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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