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Por outro lado, das variações negativas, a carteira da Ágora Bradesco teve o pior desempenho no primeiro semestre, com variação acumulada de -4,05%. Nu Invest (-3,10%) e XP Investimentos (-2,27%) foram as outras recomendações com resultado negativo.

No ano, o INPC acumula alta de 2,69% e, nos últimos 12 meses, de 3,00%, abaixo dos 3,74% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2022, a taxa foi de 0,62%.

Identificar os desafios constitui, pois, um elemento importante na construção de estratégias para se enfrentarem os problemas que advirão. O mundo – particularmente os países em desenvolvimento – enfrenta problemas reais, que as lideranças parecem ignorar. Planejar o futuro, conhecendo as turbulências que advirão, é, portanto, uma obrigação de quem governa. 2024 já está chegando!

No Brasil, a semana também reserva dados de inflação, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na terça-feira (11), que deve registrar deflação de 0,08% em junho ante maio, levando o acumulado de 12 meses para 3,20%.

Foto: Envato MarketJulho vem sendo marcado pela expectativa do próximo Copom no início de agosto. A maior parte do mercado já vê como certa o início do ciclo de corte de juros, porém, ainda há muitas divergências de opiniões sobre se será de 0,25 bp ou 50 bp. Alguns players acreditam que o sinal dado pelo último Fed– que indica que podem haver mais duas altas até o fim do ano, chegando a 5,50 / 5,75 – pode inibir um corte mais agressivo do Banco Central aqui no Brasil. No entanto, outra parcela do mercado entende que, dada a atual taxa de inflação e o cenário macroeconômico, o corte já deveria ter começado. Hoje, o mercado trabalha com um corte de 50 bps na curva para agosto.

A OCDE também recomendou que os países do grupo passem a investir em treinamentos para seus trabalhadores que são menos qualificados, bem como para os mais velhos, os encorajando a melhorar as habilidades necessárias para o convívio com a tecnologia, enfatizando que também é preciso priorizar a integração da IA à educação.

No entanto, quatro atividades tiveram crescimento: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%).

No cenário corporativo, o Congresso entra na última semana antes do recesso informal de julho. Com isso, a Câmara deve votar o novo arcabouço fiscal somente em agosto, assim como o Senado deve apreciar o “voto de qualidade” do Carf e a reforma tributária – aprovados pelos deputados na semana passada – somente mês que vem.

O Brasil tem falhado no contrato de gerações. A geração atual, no poder, deixará uma dívida enorme aos jovens que terão de pagar por um cenário ainda mais complicado. Em menos de 20 anos, a irresponsabilidade fiscal de um Estado provedor de inutilidades passará por uma recessão profunda e desemprego, com um enorme impacto sobre a estabilidade social da época.

A alta se dá devido a reação dos investidores a um relatório divulgado hoje pelo BTG Pactual, recomendando a compra das ações da Méliuz, com preço-alvo de R$ 18 para o ativo no fim do ano, o que levaria o ativo a uma valorização de 154%, levando em consideração o fechamento do papel de ontem (13).

Foto: Reuters/Brendan McDermidApós uma semana de certa tranquilidade, com foco em dados de inflação na Europa e balanços nos Estados Unidos, a agenda dos próximos dias prometem ser de grande movimentação nos mercados globais. O Federal Reserve (Fed) e o Banco Central Europeu (BCE) divulgarão suas decisões de política monetária, enquanto indicadores importantes também serão anunciados.

Na Europa, a balança comercial da zona do euro acumulou um déficit de 300 milhões de euros em maio, conforme mostraram dados do Eurostat. O número é resultado de 241,9 bilhões de euros em exportações e 242,2 bilhões de euros em importações. Em maio de 2022, o déficit da balança comercial do bloco ficou em 30,3 bilhões de euros.

No aspecto positivo, é fato de que o mundo que vivemos é muito melhor do que aquele que tínhamos no passado. As condições sociais são muito melhores, a medicina evoluiu e as comunicações assumiram uma rapidez inacreditável. No entanto, a leniência na questão dos valores, do respeito mútuo e da compreensão do papel da humanidade, governos ruins e enorme endividamente, o legado deixado é muito negativo. Relaxamos devido ao conforto que adquirimos, e a compreensão – equivocada, ressalte-se – de que nossos problemas eram demasiadamente grandes e nós insignificantes para resolvê-los.

“O objetivo final dessa tendência de alta da Petrobras é de R$ 34,30. Eu diria ainda que a tendência de alta ainda é saudável no ativo”, finaliza Tominaga.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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