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A frase “semana de infraestrutura” se tornou um bordão de Washington durante os quatro anos de Trump na Casa Branca, quando planos de concentrar em investimentos em estradas, ferrovias e outros transportes foram repetidamente adiados ou abandonados.

Segundo a empresa, o número é explicado por perdas com rescisão e negociação de contratos com clientes, além de despesas pós-obras em projetos entregues.

A Sabesp reportou lucro de R$ 468,6 milhões no terceiro trimestre, 11,1% a mais do que os ganhos apurados um ano antes. Na mesma base de comparação, a receita líquida teve alta de 16,1%, chegando a R$ 5,15 bilhões nos três meses. Já a geração de caixa medida pelo Ebitda ficou em R$ 1,79 bilhão em valores ajustados, 18,2% acima de igual período de 2020.

A Cemig reportou lucro líquido de R$ 421,05 milhões no terceiro trimestre deste ano, queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro, o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado pela exclusão de itens não recorrentes, aumentou 6,4% em base anual de comparação, para R$ 1,468 bilhão, enquanto a margem Ebitda passou de 20,76% para 18,51%, redução de 2,25 pontos porcentuais (p.p.). A receita líquida da Cemig no terceiro trimestre avançou 48% para R$ 9,52 bilhões.

A queda de 0,71% no minério de ferro no porto de Qingdao, na China, cotado a US$ 89,05 e a perspectiva de corte na produção de aço para conter a inflação pressionou as ações do setor.

Na noite deste domingo (14), já manhã de segunda-feira (15) na Ásia, o Japão divulga o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre. No mesmo dia, a China divulga dados sobre a produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego.

Às 12h17, as ações de Magazine Luiza caiam 14,29%.

A inflação na zona do euro atingiu 4,1% em outubro e economistas projetam que ela também ficará acima do objetivo no próximo ano, conforme os custos mais elevados de energia e problemas de oferta afetam os salários e as expectativas de preços.

A Richemont saltou 10,9% e foi a ação de melhor desempenho no dia, depois de a empresa superar as estimativas de lucro de seis meses e dizer que está buscando investidores para seu negócio Yoox.

“Interessante notar, que grande parte desses setores ou são exportadores para Europa, tem subsidiárias no continente ou são subsidiárias de empresas europeias, ou mesmo tem investidores europeus relevantes na sua composição acionária”, diz Felipe.

A indicação do novo diretor executivo foi objeto de prévia análise pelo Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras, disse a empresa em comunicado.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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