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*Jaqueline Bourscheidt Rossetti é Co-Founder da MELVER.

Por volta das 11h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,40%, cotado a 102.723 pontos.

O memorando foi assinado com as empresas OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação (ETI) e GMVIS Skysof.

A receita líquida somou R$ 11,276 bilhões, alta anual de 16%, mas queda de 22% na relação com o quarto trimestre de 2022.

A queda pode ser explicada, principalmente, pela redução de recolhimentos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que incide sobre o lucro das empresas. Segundo a Receita, ambos são importantes indicadores da atividade econômica, sobretudo, do setor produtivo.

A margem Ebitda ainda recuou de 52,9% para 27,1% na comparação anual. Já o lucro líquido da companhia foi de R$ 16,1 milhões, revertendo prejuízo líquido de R$ 335,2 milhões de um ano antes. No entanto, o consenso Refinitiv apontava para um lucro líquido de R$ 52,2 milhões. O resultado foi beneficiado principalmente pela redução das perdas financeiras e crescimento da receita. A receita líquida somou R$ 573,7 milhões no trimestre, crescimento de 52,9% na comparação ano a ano.

Penso que, apesar de dados positivos vindos da inflação, a qualidade pode ser questionada. Primeiro porque, olhando à frente, temos pontos de preocupação com a alta recente do petróleo que retirará o benefício positivo que você teve no índice nesse mês de março; segundo porque ainda foi observada uma inflação resiliente em serviços e habitação; e terceiro porque o número ainda está bem acima da meta do FOMC, com o núcleo da inflação mostrando resiliência. Penso também que o mercado foi muito rápido e talvez exagerado em precificar reduções de juros antevendo a queda dessa inflação. Assim como o FED vem reforçando: “há ainda muito trabalho a ser feito”.

Outro ponto é que, historicamente, o varejo é um setor bastante suscetível a momentos de desaceleração econômica e com elevada volatilidade de resultados. Veja os gráficos abaixo, que mostram o desvio padrão dos lucros operacionais dos diferentes setores; e, mais abaixo, quais setores apresentam piores performances durante recessões.

“Se a instituição falhar, a FDIC assume a administração e tenta vender seus ativos para pagar os depositantes. Se a venda não for suficiente para pagar a todos os depositantes, a agência faz o reembolso até o limite estabelecido pela agência, que atualmente é de US$ 250 mil para contas de depósito em dinheiro em uma única instituição financeira”, explica Juliana.

Confira a agenda de indicadores econômicos da semana entre os dias 24 e 28 de abril:

Chegou a vez da Política Cambial.

Vamos, da Simpar. Foto: Reprodução, DivulgaçãoO Grupo Vamos (VAMO3), da holding Simpar (SIMH3), anunciou ao mercado nesta quarta-feira (26), que adquiriu 100% das quotas de emissão da DHL Tratores por R$ 93 milhões de equity value. Sendo que 34% será pago à vista, e 66% parcelado em 4 parcelas anuais corrigidas a 90% do CDI.

A China tem buscado impulsionar o processo de internacionalização sua moeda, o Renminbi (RMB) – ou Yuan – nas últimas décadas, para enfrentar o uso de dólar, como instrumento recorrente de sanções econômicas. Este sentimento negativo – o privilégio exorbitante do dólar – não é restrito à China. Além da moeda, com o domínio do Sistema SWIFT para transferências e pagamentos internacionais, os Estados Unidos ampliaram, de modo inexplicável, e – em muitos casos inaceitável – a extraterritorialidade de sua jurisdição. Adicionalmente, também se reconhece que os norte-americanos têm manipulado o sistema para beneficiar seus interesses, num exagerado exercício de imposição hegemônica.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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