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Cotação dos principais índices europeus (8h18):

Tradicionalmente, costumo abordar bastante o cenário, os indicadores econômicos e as análises de mercado. No entanto, o texto desta semana trata de um assunto super interessante: sites que podem auxiliar você nessa jornada como investidor global. Essa é uma demanda recorrente que sempre recebo por meio das minhas redes sociais. Sendo o maior mercado do mundo, o mercado americano possui muitas ferramentas e fontes de informações extremamente úteis que podem lhe auxiliar.

Agenda econômica03h00 –Reino Unido: Taxa de Desemprego (Junho)06h00 –Zona do Euro: Percepção Econômica – ZEW (Agosto)07h00 –Zona do Euro: Projeções Econômicas09h30 –EUA: Vendas no Varejo (Julho)09h30 –EUA: Índice Empire State de Atividade Industrial (Agosto)10h15 –Brasil: Monitor do PIB (Junho)11h00 –EUA: Índice NAHB de Mercado Imobiliário (Agosto)16h00 –Argentina: Índice de Preços ao Consumidor (Julho)17h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto Semanal – APINotícias em destaque das Smallcaps

No Brasil, a produção industrial nacional avançou 0,1% em junho frente a maio, na série com ajuste sazonal, e seis dos 15 locais pesquisados apresentaram taxas positivas, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores altas foram no Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (3,2%) e em Santa Catarina (2,6%). As quedas mais intensas foram no Ceará (-6,4%), Região Nordeste (-4,5%), Amazonas (-4,0%) e Paraná (-3,3%).

B3 (B3SA3) e outras 4 ações para buscar dividendos ‘gordos’ em agostoEm um ambiente de juros em tendência de queda, após o Copom anunciar a nova taxa Selic em 13,25% ao ano, este mês os analistas estão apostando em ações ligadas ao financial deepening.

Correção dos limitesA partir de 2025, as bandas para o limite de gastos públicos serão corrigidas anualmente pela inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O período considerado será a inflação entre julho de dois anos antes e junho do ano anterior ao do exercício do orçamento. Esse índice será usado para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) do ano seguinte, enviado ao Congresso até 31 de agosto de cada ano.

Considere os quatro cenários abaixo:

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb);Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF);transferências constitucionais e legais a estados e municípios e ao Distrito Federal, como os fundos de participação dos estados e municípios;transferências legais a estados e municípios de parte da outorga pela concessão de florestas federais ou venda de imóveis federais em ocupação localizados em seus territórios,quitação de precatórios usados pelo credor para quitar débitos ou pagar outorgas de serviços públicos licitados;precatórios devidos a outros entes federativos usados para abater dívida e outros haveres com a União;créditos extraordinários para despesas urgentes, como calamidade pública;despesas bancadas por doações, como as do Fundo Amazônia ou obtidas por universidades, e por recursos obtidos em razão de acordos judiciais ou extrajudiciais relativos a desastres de qualquer tipo (por exemplo, Brumadinho);despesas custeadas por receitas próprias ou por convênios obtidas pelas universidades públicas federais, empresas públicas da União que administram hospitais universitários, pelas instituições federais de educação, ciência e tecnologia, vinculadas ao Ministério da Educação, estabelecimentos militares federais e demais instituições científicas, tecnológicas e de inovação;despesas da União com obras e serviços de engenharia custeadas com recursos transferidos por estados e municípios, a exemplo de obras realizadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército em rodovias administradas por esses governos;pagamento de precatórios com deságio aceito pelo credor;parcelamento de precatórios obtidos por estados e municípios relativos a repasses do antigo Fundef;despesas não recorrentes da Justiça Eleitoral com a realização de eleições.Incluídos pela Câmara dentro do limite de gastos, o Fundeb e o FCDF foram retirados pelo Senado, com os deputados mantendo a mudança após acordo entre o governo, os senadores e líderes partidários da Câmara.

EuropaOs mercados europeus registram alta em sua maioria nesta manhã, com o confiança do investidor dividido entre o otimismo em torno de um pico potencial nas taxas de juros dos EUA e mais sinais de problemas no mercado imobiliário chinês.

Personalização: Cada aluno tem um plano de aprendizado adaptado às suasnecessidades e interesses.

CréditoUma preocupação na edição de agosto da pesquisa é o endividamento ainda em nível elevado, que limita a capacidade de consumo. Tanto que 40 em cada 100 consumidores dizem que estão comprando menos que há um ano. Nesse cenário, as vendas no varejo têm demonstrado dificuldade de sustentar crescimento de forma uniforme entre os segmentos.

A pergunta fundamental é a seguinte: precisamos de uma nova guerra no mundo? A Guerra na Ucrânia tem tido um custo enorme por gerações. Será preciso que milhares de pessoas tenham de morrer para manter o jogo errático do poder global? Não é irresponsável, por parte da principal nação do mundo querer, sob a fumaça de um excepcionalismo auto-outorgado e triunfalista, manter-se como hegemônica a qualquer custo?

Agora, imagina só a feira de ciências da Astra Nova: enquanto outras escolas têm vulcõesde bicarbonato de sódio, os alunos de Astra Nova talvez estejam lançando minifoguetes ouprogramando robôs para fazer o café da manhã. (Elon, se você estiver lendo isso, aindaestou esperando meu robô barista).

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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