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Após cinco altas consecutivas, o Ibovespa opera em campo negativo nesta quinta-feira (9), com os investidores repercutindo a decisão do Copom de aumentar a taxa de juros em 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano.

Além disso, a B3 também anunciou o pagamento de R$ 907 milhões em dividendos. O valor por ação será de R$ 0,14945197.

Ele menciona ainda que o cenário de incertezas dificulta a tomada de decisões de consumo e investimentos, assim como a alta de juros, que encarece o crédito.”Pelo lado da demanda, tem a inflação elevada e o desemprego elevado, o que reduz o consumo das famílias”, disse. “Isso impacta diretamente a cadeia da indústria, o que vale também para o (resultado) regional”, acrescentou.

Alan Ghani, economista-chefe da Sarainvest e professor do Insper, respondeu que uma LCI com esse retorno é uma boa opção, já que o rendimento deste tipo de papel é isento de Imposto de Renda. “11% líquido é uma boa taxa para vencimento em um ano”, afirmou Ghani,

Nesse sentido, Gianfranco ressaltou que as companhias estão cientes desse fato, logo, estão se readequando. “As companhia aéreas sabem disso, e elas já estão refazendo seus planos de negócios, porque ainda que este modelo de mercado volte aos patamares pré-pandêmicos isso não vai acontecer da noite para o dia”, disse.

Por fim, o estrategista afirmou que o banco surpreendeu como o mais valioso da América Latina. “A grande surpresa para mim, positiva para o Nubank, em termos de valor de mercado, eles conseguiram emplacar o maior banco da América Latina”.

Depois de encerrar outubro com entradas líquidas de US$ 766 milhões, o País registrou fluxo cambial negativo de US$ 3,398 bilhões em novembro, informou nesta quarta-feira, 8, o Banco Central.

Os futuros do U.S. West Texas Intermediate (WTI) subiam 0,46 dólar, ou 0,6%, para 71,43 dólares, depois da queda de 2% em uma sessão volátil do dia anterior.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira esta primeira proposta para contornar a regra de “obstrução” do Senado e, em última instância, aumentar a permissão federal para empréstimos por uma maioria simples de votos.

Na véspera, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciaram acordo para a promulgação dos dispositivos consensuais da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), com o compromisso de votação dos pontos restantes na próxima semana.

Os motivos para a desaceleração, afirma o sindicato de fabricantes de cimento, é o esgotamento da poupança e das reservas pessoais” de quem estava tocando reformas em imóveis, “somadas as quedas dos índices de confiança do consumidor, do empresariado e o endividamento das famílias de baixa renda”.

A difusão de itens alimentícios saiu de 57% em outubro para 60% em novembro, enquanto a difusão de itens não alimentícios passou de 75% para 66%.

O estrategista afirmou que 2022 não será um ano fácil para este setor, sobretudo, em razão da elevação dos juros. “2022 não será um ano fácil para as construtoras, justamente porque com a alta de juros, as pessoas ficam bem menos incentivadas a tomar financiamentos muito longos, sabendo que vai pesar no orçamento as parcelas mais altas”, disse.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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