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O primeiro Boletim Focus do ano, divulgado na última segunda-feira (03) pelo Banco Central, projetou a estimativa para o dólar em 2022, na casa dos R$ 5,60. Para este ano, especialistas acreditam que o aumento da taxa básica de juros, a Selic, pode dar alguma ajuda ao real. Porém, alguns fatores ainda podem impactar no preço do dólar, como as eleições, e também a mudança da política monetária dos Estados Unidos, onde o Federal Reserve vai retirar dinheiro de circulação e começar a subir juros. Todos esses fatores podem reduzir a entrada de dólares no Brasil e estimular a busca por proteção na moeda norte-americana.

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Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta. O S&P 500 fechou em queda de -0,10% (4.696,05), o Nasdaq registrou desvalorização de -0,13% (15.080,86), enquanto o Dow Jones encerrou o dia em queda de -0,47% (36.236,54).

Segundo comunicado, a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foi afetada.

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O Credit Suisse, dono de 16% do Modal, apoiou a transação. “Prevemos que essa combinação entre as empresas nos proporcionará novas oportunidades para servirmos mais clientes com as ferramentas de que eles necessitam para atingir os seus objetivos financeiros”, afirmam os copresidentes do Credit Suisse, Ivan Monteiro e Marcello Chilov.

“O declínio em nosso indicador coincidente aponta para um fraco último trimestre de 2021”, disse em relatório David Beker, chefe de economia no Brasil e estratégia para América Latina do BofA, explicando considerar que seu índice é um bom preditor dos movimentos do IBC-Br. Este, por sua vez, é um indicador divulgado pelo Banco Central que ajuda a delinear a tendência de direção do Produto Interno Bruto (PIB).

Na sexta-feira, a Vero, provedora de internet, comunicou a desistência do IPO. A empresa tinha planos de fazer uma oferta de R$ 1 bilhão.

“Não é por acaso, se você olhar nos últimos 12 meses […] você vai ver que GM e a Ford, especialmente, performaram melhor do que a Tesla. Claro, são cases diferentes, não é só porque entregou mais veículos, vendeu mais veículos, mas é por que também essas empresas estão caindo muito, estão sofrendo muito. O mercado entendia que elas poderiam sucumbir, especialmente a Ford, que tem um endividamento muito alto. E aí elas ressurgem cada vez mais entregando notícias, novos carros, novos projetos elétricos”, diz William Castro Alves.

Nos Estados Unidos, os índices fecharam em queda, com as ações do setor bancário e de energia liderando os ganhos, enquanto empresas de crescimento, mais sensíveis às taxas de juros, sofreram com a pressão, após divulgação de avaliações mais duras contra a inflação vindas do Fed.

Nesse sentido, o lado negativo seria a consolidação de empresas fortes no mercado e a perda da independência: “A consolidação de alguém muito distante dos demais, tem o lado de ditar as regras. Isso pode ser ruim para o mercado como um todo”, analisou.

Lucas explicou que o cenário da petroleira no diário está próxima da zona de R$28, tentando manter-se na região de R$27,80. “Se perder isso, abre um vazio gráfico bem grande. A gente tem região até mais ou menos R$26,80, então é uma queda relativamente grande”, disse.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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