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O líder do governo enfatizou que o que os senadores têm questionado é sobre a necessidade desses R$ 11,6 bilhões adicionais para além dos R$ 80 bilhões “já contratados” em despesas para 2022. “Mas é preciso lembrar que as despesas de investimentos foram sacrificadas no orçamento. A construção de casas, estradas e as obras hídricas serão paralisadas?”, questionou.

Pessoas passam em frente a supermercado anunciando descontos em Buenos Aires, Argentina10/02/2014REUTERS/Enrique MarcarianOs preços ao consumidor da Argentina dispararam 3,5% em outubro, acima das estimativas de analistas, informou a agência oficial de estatísticas do país nesta quinta-feira, um golpe para o governo peronista antes das eleições de meio de mandato de domingo, uma vez que a inflação galopante é preocupação importante dos eleitores.

Já o EBITDA regulatório totalizou R$ 421,0 milhões, apresentando um aumento anual de 32,6% e com uma margem EBITDA de 84,6% (+1,8pp na comparação com o 3T20).

A receita líquida ficou em R$ 809,6 milhões, aumento de 17,5% em comparação aos três primeiros trimestres de ano passado. O EBITDA ajustado, por sua vez, teve resultado positivo de R$ 500,6 milhões, ante R$ 371,3 mi do terceiro trimestre de 2020, variação de 34,8%.

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Em 12 meses, a alta foi a 10,67%, de 10,25% em setembro, resultado mais forte desde janeiro de 2016 (+10,71%). A leitura veio acima da expectativa de economistas consultados pela Reuters, que esperavam avanço de 1,05% na base mensal e de 10,45% em 12 meses.

A Porto Seguro (PSSA3) anunciou os resultados do terceiro trimestre de 2021 nesta quarta-feira (10). A companhia teve lucro líquido recorrente de R$ 206,5 milhões no período, queda de 47,5% na comparação anual. 

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A receita líquida ficou em R$ 2,338 bilhões, aumento de 22,6% em comparação aos três primeiros trimestres de ano passado. O EBITDA, por sua vez, teve resultado positivo de R$ 565,2 milhões, ante R$ 419,7 milhões do terceiro trimestre de 2020, variação de 34,7%.

Ainda de acordo com o fato relevante, o Plano de Recompra, tem como objetivo “maximizar a geração de valor para o acionista por meio de uma administração eficiente da sua estrutura de capital”.

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, registra alta nesta quarta-feira (10), após o Congresso ter aprovado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios e levar um sinal de previsibilidade para o futuro fiscal do país. No radar dos investidores, também segue indicadores importantes e os balanços trimestrais.

Em Tóquio, o Nikkei também registrou alta de +0,59%, a 29.277,86 pontos, com destaque para o setor financeiro diante da perspectiva de juros mais altos após inflação acima do esperado nos EUA. Em Hong Kong, o Hang Seng registrou alta de +1,01%, fechando a 25.247,99 pontos. A sessão foi volátil e o índice se recuperou após queda em parte do dia.

O volume transportado de 16,4 bilhões de toneladas equivalentes (TKU) no trimestre foi 6,7% inferior a um ano antes, impactado sobretudo pelos menores embarques de milho, algo que foi parcialmente compensado por crescimentos em fertilizantes, combustíveis e contêineres.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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