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Agenda econômica06h00 –Zona do Euro: Confiança do Consumidor (Agosto)08h00 –Brasil: IGP-M (Agosto)08h00 –Brasil: Confiança de Serviços e Comércio (Agosto)09h00 –Brasil: Índice de Preços ao Produtor (Julho)09h00 –Alemanha: Índice de Preços ao Consumidor (Agosto)09h15 –EUA: Variação de Empregos Privados – ADP (Agosto)09h30 –EUA: PIB (2T23)11h00 –EUA: Vendas Pendentes de Moradias (Julho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE14h00 –Brasil: Índice de Evolução de Emprego – Novo Caged14h30 –Brasil: Fluxo Cambial Semanal20h50 –Japão: Produção Industrial (Julho)20h50 –Japão: Vendas no Varejo (Julho)22h30 –China: PMI Composto, Industrial e de Serviços (Agosto)Ex-servente de pedreiro, um empresário multimilionário acaba de assinar um termo em cartório afirmando que pode ensinar brasileiros a acumularem R$ 500 mil na conta bancária nos próximos 18 meses. Em outras palavras, meio milhão de reais em 1 ano e 6 meses.

Despesas com juros Os gastos com juros ficaram em R$ 46,105 bilhões no mês passado, contra R$ 42,939 bilhões de julho de 2022.

Também houve um efeito específico nas despesas da mudança no calendário de pagamento do décimo terceiro para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No ano passado, o décimo terceiro foi pago de abril a junho. Neste ano, o pagamento ocorreu de maio a julho.

É necessário destacar que o MRP não cobre prejuízos relacionados aos riscos inerentes do mercado (como a oscilação dos ativos). O mecanismo, que a partir de 2024 passará a assegurar o ressarcimento de até R$ 200 mil por ocorrência, é um importante instrumento na salvaguarda dos investidores contra aspectos operacionais da intermediação dos negócios em bolsa,

O Magalu e a Weg eram patinhos feios da bolsa antes de se tornarem cisnes. Aos olhos dos investidores institucionais, essas ações sequer valiam a pena. Isso porque elas eram empresas pequenas, ainda pouco rentáveis e que tinham até problemas operacionais, no caso do Magazine Luiza. Com isso, praticamente ninguém tinha olhos para elas.

Considerando o conjunto dos recursos livres e direcionados para pessoas físicas, o pico dos juros aconteceu em maio: 38,2% ao ano. Para empresa, o pico foi em janeiro: juros a 22,2%. Desde então, há redução nas taxas mês a mês, com flutuações, e desaceleração no crescimento em 12 meses.

IndicadoresNos EUA, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 230 mil na semana encerrada em 19 de agosto. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 240 mil novos pedidos. Na semana anterior, os pedidos somaram 240 mil, conforme dados revisados.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Muitos seguirão enfatizando que o deslocamento do eixo global do Atlântico para o Pacífico é preocupante. Não é. Porque da Ásia estão vindo os novos motores de desenvolvimento, oriundos da revolução tecnológica, como novas possibilidades e fronteiras do conhecimento e da interação global.

Nas últimas semanas, tivemos diversos indicadores importantes no campo econômico, e, como Jerome Powell vem frisando, as decisões de política monetária nos EUA estão “data-dependent”, então é fundamental acompanhar a evolução dos números, o que nos ajuda a fazer uma leitura do momento que os EUA vivem.

Vantagens:

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de 0,23% em agosto em relação ao mês anterior, enquanto a inflação brasileira chegou a 4,61% nos últimos 12 meses;Os investidores globais também seguem à espera dos dados de inflação nos Estados Unidos, que será divulgado na quarta-feira (13).Confira as últimas notícias do mercado financeiro no Brasil e no mundo abaixo:

Kolvenbach, P. H. (1993). The Service of Faith and the Promotion of Justice in American Jesuit Higher Education. Address at Boston College.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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