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No Brasil, o principal indicador da semana será o IPCA-15, que será divulgado na sexta-feira (23) e tem previsão de 0,53% em dezembro.

As ações europeias, por sua vez, caem hoje, com os mercados globais digerindo novas leituras de inflação e também aguardando a decisão de política monetária do Fed A decisão pode influenciar também qual será o tamanho do aumento nos juros pelo Banco Central Europeu, na quinta-feira (15).

Ibovesta – Foto: REUTERS, Amanda PerobelliNesta sexta-feira (23), o Ibovespa fechou em alta em seu último pregão antes do natal. Os agentes financeiros avaliaram dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos que vieram em linha com a expectativa do mercado.

No cenário corporativo, a Iochpe-Maxion (MYPK3) informou ao mercado que foi vítima de um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação, o que resultou em indisponibilidade de parte de seus sistemas e operações, em algumas unidades no Brasil e no exterior.

No cenário corporativo, a Iochpe-Maxion (MYPK3) informou ao mercado que foi vítima de um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação, o que resultou em indisponibilidade de parte de seus sistemas e operações, em algumas unidades no Brasil e no exterior.

Além do IBP, uma nota conjunta assinada por diversas entidades do mercado financeiro também foi divulgada ontem.

O Ibovespa operava em alta nesta sexta-feira (2), após ter sofrido um baque inicial com dados do relatório de emprego nos Estados Unidos, o payroll, que apresentou números acima do esperado das projeções. Os investidores também analisam outros indicadores, como os da produção industrial no Brasil.Às 11h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,80%, cotado a 111.814 pontos.

No mesmo ano, a projeção para a inflação e a taxa de juros ficaram estáveis na comparação semanal para 3,50% e 8,50%, respectivamente.

“Muitas empresas fecharam as portas, consequentemente muitas pessoas perderam seu poder de compra, seus salários e acabaram fugindo dos ativos de risco, voltando a se dolarizar, voltando ativos de proteção para poder manter ali o pouco do dinheiro que ainda restava em sua posse. Tivemos também a guerra da Ucrânia que pegou o mundo inteiro de surpresa e logo no início dessa guerra vimos graves instabilidades porque não se sabia exatamente qual seria os rumos que essa guerra iria tomar. Infelizmente ela perdura até os dias de hoje mas hoje já se sabe mais ou menos pra onde está indo”, explica o especialista.

Outra gestora de fundos que demonstrou desconforto foi a Ibiúna. “Mesmo após a eleição do Presidente Lula para o próximo mandato presidencial, a incerteza para o ano de 2023 e seguintes só fez aumentar. Apesar do término do pleito eleitoral, o presidente eleito manteve o seu discurso heterodoxo em relação às novas diretrizes econômicas”, apontam os gestores.

Com a agenda esvaziada, são esperados mais acontecimentos em Brasília, como a posse de mais ministros, como os de Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; Pesca, André de Paulo; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

A proposta foi reduzida para o custo de R$ 168 bilhões, reduziu o período do Bolsa Família fora do teto de gastos para dois anos e colocou oito meses para que o governo eleito apresente uma nova regra fiscal.

Com isso, a indústria cresceu 1,7% frente a outubro de 2021, na série sem ajuste. No ano, a indústria acumula queda de 0,8% e, em 12 meses, recuo de 1,4%.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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