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O petróleo caiu mais de 2% nesta terça-feira após atingir máximas de sete anos nos últimos dias, com impactos da retomada de negociações indiretas entre Estados Unidos e Irã, que podem restabelecer um acordo nuclear internacional e permitir mais exportações de petróleo do produtor da Opep.

A Expectativa da GO Associados é que a taxa básica de juros encerre o ano em 12% a.a. Para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a consultoria acredita em uma variação de 5% em 2022, abaixo das expectativas do mercado – o último Boletim Focus mostrou que a mediana de projeções para o indicador de inflação é de 5,38% este ano.

Contratar potência, no jargão técnico, é uma forma de contratar energia que garanta segurança ao sistema para atender os picos de consumo – por exemplo, quando está fazendo muito calor e aumenta o consumo de ar-condicionado.

IGP-DI acelera alta para 2,01% em janeiro, diz FGV

Entre outubro e dezembro, a BP garantiu lucro subjacente de US$ 4,065 bilhões, superando o consenso de 26 operadores apurado pela própria empresa, de US$ 3,93 bilhões. No fechamento de 2021, a BP acumulou ganhos subjacentes de US$ 12,815 bilhões, revertendo prejuízo de US$ 5,69 bilhões do ano anterior.

Na quarta-feira (9), destaque para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de janeiro, que será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mesmo dia, o IBGE também divulga as vendas no varejo de dezembro de 2021.

As ações de automóveis tiveram a maior queda no dia, de 3,2%, depois que a Reuters noticiou planos da União Europeia para endurecer seu método de medição das emissões de dióxido de carbono de carros híbridos plugin.

Essa questão foi afastada tanto pela unidade técnica quanto pelo ministro-relator do processo, Aroldo Cedraz, quando levou seu voto ao plenário em dezembro. Mas o Ministério Público junto ao TCU, em parecer, considerou que a Corte deveria levar em consideração o questionamento.

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (8) a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 1 e 2 de fevereiro. A autoridade monetária preferiu não sinalizar a magnitude do próximo ajuste na taxa básica de juros, mas antecipou que o ritmo será menor.

O Copom ainda destacou que, apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, “avalia que a incerteza em relação ao arcabouço fiscal segue mantendo elevado o risco de desancoragem das expectativas de inflação, e, portanto, a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica maior probabilidade de trajetórias para inflação acima do projetado de acordo com o cenário de referência”, diz a ata do copom.

Gustavo disse que o que pode destravar o valor para a subida do índice, e buscar os 125 mil pontos, é a ata do Copom, uma vez que o investidor estrangeiro está se posicionando no Brasil, e o fim da elevação de juros.

O que ficou no radar dos investidores foi a Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que pretendiam reduzir o preço dos combustíveis sendo avaliadas pelo Senado. Entre as notícias mais importantes do cenário doméstico, o mercado voltou a elevar a perspectiva para a inflação este ano, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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