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O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da companhia controlada pelo grupo colombiano Isa atingiu 592,6 milhões de reais no trimestre, recuo de 12,7% no comparativo anual.

No cenário corporativo, destaque para a temporada de balanços.Hoje, após o fechamento do mercado, os investidores acompanham os balançosde Alpargatas, Ambev, Assaí, Fleury, Petrobras, Suzano e Vale. Segundo a Bloomberg, a expectativa para os números da Vale é de que a mineradora apresente alta anual de mais de 30% da receita líquida para US$ 14 bilhões. Já oEbitdaajustado deve ficar em US$ 8,81 bilhões.

A economia dos Estados Unidos cresceu em seu ritmo mais lento em mais de um ano no terceiro trimestre, com o agravamento das infecções por Covid-19 sobrecarregando ainda mais as cadeias de abastecimento globais e causando escassez de bens como automóveis, o que quase sufocou os gastos do consumidor.

Além o resultado, o banco comunicou o mercado que realizará o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP). O montante divulgado é de R$ 3 bilhões,com base no lucro do exercício apurado até o balanço de 30 de setembro de 2021.

O índice japonês Nikkei caiu -0,96% em Tóquio, chegando a 28.820,09 pontos, enquanto o Hang Seng recuou -0,28% em JHong Kong, a 25.555.73 pontos. Em Seul, o índice Kospi pedeu -0,53%, a 3.009,55 pontos e o Taiex fechou em baixa de -0,19% em Taiwan, a 17.041.63 pontos.

Foto: DivulgaçãoA Movida (MOVI3) obteve um lucro líquido ajustado de R$ 259,4 milhões no 3T21, o que marca uma alta de 597% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Os bens finais desaceleraram de 1,62% para 1,08% no período, puxados pelo subgrupo alimentos processados (1,83% para 0,92%). Os bens intermediários aceleraram de 1,66% para 2,65%, devido ao avanço da taxa de combustíveis e lubrificantes (0,02% para 5,29%).

O banco reafirmou seu plano de continuar comprando títulos para fixar os custos dos empréstimos perto de mínimas recordes e também prometeu manter as taxas de juros baixas nos próximos anos –compromisso cada vez mais contestado por investidores céticos quanto à narrativa do BCE de que a alta inflação é temporária.

Veja mais:

De acordo com o técnico do Tesouro, não há previsão de mudança de estratégia na gestão da dívida, que segue a mesma desde que o Tesouro realizou a revisão do seu Plano Anual de Financiamento (PAF) em maio.

Sede do Ministério da Economia em Brasília – REUTERS/Adriano MachadoO subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal do Ministério da Economia, David Athayde, afirmou nesta quinta-feira (28) que não há como a equipe econômica defender novo decreto de calamidade pública para custear despesas, um mecanismo usado durante a pandemia, já que o país está voltando à normalidade e mais da metade da população foi vacinada com duas doses.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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