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. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,20%, a 14.891 pontos.

Economia mundialDe acordo com as previsões do FMI, o crescimento do PIB global desacelerará para 3,2% em 2022, ante uma previsão de 3,6%, divulgada em abril.

Em nota, a companhia controlada pela espanhola Iberdrola disse que manteve “crescimento financeiro sustentável” no período, e destacou o aumento do volume de investimentos, com foco na expansão do portfólio de geração de energia renovável e de redes de distribuição.

O subíndice do setor financeiro caiu 0,55%, o setor de bens de consumo básicos perdeu 1,3% e o subíndice de saúde teve queda de 1,6%.

O analista técnico da Kinvo, Beto Assad, disse que as ações continuam em forte tendência de baixa, no gráfico diário, tendo feito seu pior valor de fechamento a R$ 2 na última sexta-feira (22).

“As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral”, explicou em nota o economista do FGV IBRE Stéfano Pacini.

Também, entre os indicadores desta manhã, o Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,7 ponto em julho, para 96,8 pontos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). O Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,9 ponto, para 94,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE-CST), por sua vez, recuou 2,3 pontos, para 98,9 pontos, voltando a ficar abaixo do nível neutro (100,0 pontos), após três meses.

No primeiro trimestre de 2022, o PIB real caiu 1,6% no país.

No mês de agosto, algumas empresas irão realizar o pagamento de proventos, onde inclui dividendos e juros sobre capital próprio (JCP), para seus investidores.

“Ao mesmo tempo, uma desaceleração mais pronunciada do crescimento econômico global e local –se acompanhada de pelo menos alguma acomodação nas expectativas de inflação– poderia levar o BC a interromper o ciclo de aperto mais cedo, mas por enquanto acreditamos que a probabilidade desse risco é inferior”, disse o JPMorgan.

Nesse sentido, a receita líquida somou R$ 3,2 bilhões no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 215% na comparação com igual etapa de 2021.

O lucro líquido do Santander Brasil (SANB11) superou as expectativas de analistas no segundo trimestre, mas as provisões para perdas com empréstimos aumentaram acentuadamente em um cenário macroeconômico desafiador, segundo resultado divulgado nesta quinta-feira.

A Hypera, uma das maiores farmacêuticas do país, teve queda no lucro do segundo trimestre, mas o desempenho veio melhor do que o esperado pelo mercado.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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