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O Ibovespa opera nesta terça-feira (29) em valorização, seguindo o bom humor dos futuros dos Estados Unidos e com os investidores analisando a PEC da Transição protocolada. Apesar do valor de R$ 198 bilhões, o governo de transição já fala “em negociação”, o que pode diminuir o valor final e também o período no qual o Bolsa Família ficará fora do teto de gastos.

“É importante levarmos em conta de que estamos com o orçamento de 2023 que não reflete as necessidades do país. Então, temos diversas distorções nesse orçamento de 2023”, disse Meirelles, ao comentar sobre dados desatualizados e a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600, que voltará a ser chamado de Bolsa Família. Porém, o ex-ministro também afirmou que as alterações precisam ter limite.

É obrigatório ou opcional?

Falando em uma conferência sobre questões de segurança europeias, o chanceler russo disse que o Ocidente estava bombeando “armas mortais na Ucrânia para matar russos” e estava “diretamente envolvido” na guerra, fornecendo tais armas e treinando militares.

Brasil

10h55 –Palestra:

Vale lembrar que já há algum tempo, o novo dona da rede social vem fazendo demissões, inclusive do alto escalão de executivos . Entre eles, está o chefe de confiança e segurança, Yoel Roth, que era considerado uma das pessoas de confiança de Musk. Também deixaram a empresa a diretora de segurança da informação, Lea Kissner, e o diretor de privacidade, Damien Kieran.

Entre os indicadores, o destaque vai para os dados do Novo Caged, que mostraram saldo de emprego em outubro de 2022 ficou positivo em 159.454 postos de trabalho, decorrente de 1,789 milhão de admissões e 1,630 milhão de demissões. Além disso, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), publicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,56% em novembro, após queda de 0,97% no mês anterior. As expectativas do mercado rondavam por volta de -0,38%. Com este resultado o índice acumula alta de 4,98% no ano e de 5,90% em 12 meses.

Agora o país tem a possibilidade de tomar outro rumo, desde que seja feita “a lição de casa”.“É preciso que a arrecadação e os gastos sejam bem controlados. Se isso for feito de forma minimamente efetiva, temos uma situação de vento soprando na vela. É preciso empurrar a engrenagem só um pouco e ela estará pronta para andar sozinha”, acredita.

Além disso, o setor público consolidado registrou, em outubro de 2022, um superávit primário de R$ 27,1 bilhões, ante superávit de R$35,4 bilhões em outubro de 2021, conforme reportou o Banco Central. Nos 2 meses encerrados em outubro, o superávit primário do setor público consolidado atingiu R$ 173,1 bilhões, equivalente a 1,82% do PIB.

No cenário corporativo, os olhos ficam atentos ao “Petrobras Day”, que deve detalhar o plano estratégico entre 2023 e 2027, revelado na noite de ontem. A estatal pretende investir US$ 78 bilhões no período, o que representa uma alta de 15% em comparação ao plano anterior (2022-2026).

No exterior, os investidores seguem reagindo aos comentários de membros do Federal Reserve, mas continuam a projetar uma moderação na alta dos juros na próxima reunião do BC norte-americano. A queda no número de infecções diárias na China onem, por sua vez, também foi um fator positivo para o humor do mercado hoje.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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