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Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão em tom positivo, mas bem aquém das máximas do dia, diante das dúvidas que persistem no Leste Europeu. O S&P/ASX 200 avançou 0,16%, a 7.296,20 pontos, depois de chegar a subir 1% durante os negócios de hoje.

A Andrade Gutierrez preferiu não comentar. BTG Pactual, Votorantim, Prisma Capital e Opportunity não comentaram o assunto de imediato. Aenza e IG4 não comentaram.

O principal índice acionário da bolsa brasileira encerrou em alta novamente nesta quarta-feira (16), marcando o sétimo dia consecutivo de alta.

Os papéis do banco serão negociados como “ex” a partir de 03 de março. O pagamento será realizado no dia 11 de março.

Com relação ao mercado de açúcar, Mussa reafirmou que a companhia está altista no longo prazo, à medida que a Índia (segundo produtor de açúcar) utiliza mais cana para a produção de etanol.

Terão direito aos proventos os acionistas com ação da companhia até o dia 02 de março de 2022. Assim, os papéis do Banco do Brasil serão negociados como “ex” a partir de 03 de março.

Vale (VALE3) também caiu 2,97%, CSN (CSNA3) -4,83%, Gerdau (GGBR4) -0,40%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -0,87% e Usiminas (USIM5) -0,57%. O minério de ferro na China registrou forte queda.

VALE3: Analista mostra as perspectivas para o ativo com base nos gráficosPara o analista Gustavo Almeida, uma perspectiva saudável para as ações da Vale (VALE3) diante o cenário atual seria o ativo retornar para a região dos R$ 86,20. Leia mais: https://bmcnews.com.br/2022/02/14/vale3-analista-mostra-as-perspectivas-para-o-ativo-com-base-nos-graficos/

Para o gestor de Renda Variável da Somma Investimentos, Maurício Gallego, o Banco do Brasil é um dos ativos do setor mais baratos listados nas bolsas de valores de todo o mundo.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de +0,82%, cotado a 114.828,18 pontos.

A BHP, maior mineradora do mundo em valor de mercado, divulgou que teve lucro líquido de US$ 9,44 bilhões em seu primeiro semestre fiscal (os seis meses até dezembro de 2021), bem maior do que o ganho de US$ 3,88 bilhões apurado em igual período do ano anterior.

A Vale reforça, contudo, que continuará adotando os demais procedimentos legais cabíveis na recuperação do crédito de US$2 bilhões devidos pela BSGR. “Outros procedimentos já existentes para essa finalidade seguem em curso”, diz.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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