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2022 será melhor?

De acordo com a companhia, o total recuperado já chega a aproximadamente R$ 6,17 bilhões de recursos. A mais recente devolução foi em acordo de colaboração premiada celebrado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ) e executivos da Carioca Engenharia.

A Via (VIIA3), que trocou o nome e o ticker em agosto, caiu 57,59% desde a introdução do novo código de negociação. A empresa se chamava Via Varejo e tinha o ticker VVAR3 antes da troca. Segundo a companhia, na época, o novo ticker e posicionamento da marca institucional reforçam “a estratégia de ser reconhecida como ‘a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem’ e ir muito além do varejo”.

O subgrupo de Serviços, em contrapartida, avançou de 0,49% em novembro para 0,57% em dezembro, puxado pelo item refeição pronta no local de trabalho, de 0,49% para 1,97%.

Segundo ele, com esta mentalidade e horizonte maior de investimento, o investidor consegue encontrar boas oportunidades no mercado de FIIs. “Existem fundos imobiliários com 40% e até 50% de desconto [utilizando a métrica P/VP – preço/valor patrimonial]. E mesmo neste cenário tem pessoas que falam para comprar criptomoedas ou então renda fixa. Não! É hora de ‘encher a mão’ de fundo imobiliário”, aconselha o especialista.

“Trata-se de um movimento que pode trazer altos retornos para a companhia no curto prazo, em termos de valorização do papel. Além disso, sair de recuperação judicial garante a companhia melhor poder de barganha em relação ao custo da dívida, aumentando a rentabilidade da companhia”, explica Marco Saravalle.

“Tal resultado se explica por problemas que se estenderam ao longo do ano, como pressão nos custos, escassez de insumos e elevada incerteza”, explicou a economista do FGV IBRE, Claudia Perdigão, em nota.

A companhia afirmou que será convocada para assinar uma Ata de Registro de Preços, que tem validade de 12 meses a partir da publicação no Diário Oficial da União.

O dólar registrou a maior queda percentual diária em duas semanas nesta quarta-feira, com o real dividindo a dianteira nos mercados globais de câmbio conforme investidores realizavam lucros depois da forte alta recente do dólar.

Na quarta-feira, a entidade que representa os auditores da Receita já havia anunciado que ao menos 324 auditores entregaram seus cargos de chefia e funções comissionadas em diversas áreas do órgão. Agora, o número de postos desocupados chega a 635.

Justificam ainda que o ato vai gerar sinergias operacionais, financeiras e tributárias importantes para o Grupo Eneva por meio da combinação dos ativos da Eneva e da Focus.

O Focus mostrou que o mercado voltou a ajustar para baixo suas expectativas tanto para a inflação quanto para o crescimento econômico. O levantamento semanal mostrou que agora a expectativa é de que 2021 termine com uma inflação acumulada de 10,02%, contra 10,04% calculada anteriormente. Para o Produto Interno Bruto, a previsão caiu de 4,58% para 4,51%.

Os aumentos de preços projetados para 2022 para produtos como farelo de soja usado na alimentação animal, trigo e milho devem compensar uma queda projetada no preço dos óleos de girassol e de soja, disse a bolsa.

“Os dados desses estudos são esperados em breve”, segundo a empresa.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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