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Uma potencial invasão da Ucrânia pela vizinha Rússia seria sentida em vários mercados, desde os preços do trigo e da energia e os títulos soberanos em dólar da região até ativos seguros.

As emissões de gases de efeito estufa (GEE) absolutas da Petrobras subiram 11% em 2021 ante o ano anterior, como resultado de uma forte geração termelétrica, em um ano em que o país registrou sua maior seca em reservatórios de hidrelétricas em mais de 90 anos.

No total, as emissões de GEE da empresa atingiram 61,9 milhões de toneladas de CO² equivalente no ano passado, alta de 11% versus os 55,7 milhões de toneladas de CO² equivalente registrados em 2020.

O professor disse ainda que esta é uma situação complicada do ponto de vista diplomático, já que a Ucrânia não ameaçou a Rússia.

A companhia terá ainda que fornecer informações sobre solicitações de troca, sobre regularizações de problemas e sobre reembolsos e deverá esclarecer se disponibilizou canal alternativo para contato do consumidor.

Marco Saravalle, estrategista-chefe da SaraInvest, disse que esse cenário de alta pode se beneficiar as ações brasileiras. “Petrobras e outras ações do setor podem se valorizar e também outras commodities que estão na esteira do petróleo”, disse durante acobertura ao vivo realizada pela BM&CNews.

Putin afirmou ainda que é preciso reconhecer a vontade da população das Repúblicas de se separarem da Ucrânia, inclusive da Crimeia.

Depois de registrarem forte alta no dia, os papéis começaram a cair e terminaram na mínima, formando um candle com uma grande “sombra” superior. “Da máxima para o fechamento o papel caiu em torno de 16%”, diz Leandro Petrokas, head de research da Quantzed. Leia mais

“O aumento do preço do petróleo favorece a Rússia, porque qualquer coisa que for perder com sanções ela está recuperando com o aumento do valor do preço do petróleo”, explicou.

“Olhando o histórico, o papel vem batendo no suporte e subindo. Pode voltar a subir agora [que bateu novamente no suporte]”, afirmou, em participação na BM&CNews.

Já a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou que o Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,9 ponto em fevereiro, para 93,7 pontos. A alta não foi suficiente para recuperar o tombo de 3,9 pontos registrado em janeiro.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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