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EuropaOs mercados europeus sobem ligeiramente em sua maioria nesta manhã, com os investidores digerindo uma queda na inflação da zona do euro e do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Além disso, o mercado fica no aguardo da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE).

Foto: Agência Brasil Mesmo após as sanções econômicas impostas à Rússia devido a Guerra na Ucrânia, os bilionários russos parecem estar prosperando cada vez mais. Isso porque, de acordo com um levantamento da Forbes, após o conflito a fortuna desses ricaços aumentou cerca de 48% no último, bem como o número de bilionários no país do leste europeu.

Nos últimos tempos, temos observado que a Rússia tem consolidado sua conquista territorial. As expansões territoriais pouco retraíram e, em que pese a ajuda militar ocidental – particularmente dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – a Rússia conseguiu recuperar-se dos equívocos iniciais da Guerra que, talvez por uma enorme arrogância, Putin acreditava que venceria facilmente.

Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mostrou uma desaceleração para 6,2% em julho na comparação anual, ante 6,4% em junho, de acordo com dados preliminares do Escritório Federal de Estatísticas alemão nesta sexta-feira (28). O resultado ficou dentro da estimativa do mercado. Na comparação mensal, a inflação alemã teve variação de +0,5% em julho.

SSE Composite: 3.280,46 (+0,58%)Nikkei 225: 32.180,50 (-1,61%)Hang Seng: 19.384,00 (-0,67%)KOSPI: 2.605,39 (-0,42%)TAIEX: 16.893,73 (Feriado)

Além disso, a companhia apresentou lucro líquido de R$ 2,597 bilhões no 2T23. O número representa uma queda de 15,2% em relação ao mesmo trimestre em 2022.

STOXX 600: (+0,82%)DAX 30: (+0,87%)FTSE 100: (+0,20%)CAC 40: (+1,29%)FTSE MIB: (+1,15%)IBEX 35: (+0,56%)PSI: (-1,07%)

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Na manhã desta quarta-feira (26), o Santander Brasil (SANB11) divulgou ao mercado os resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23), em que reportou um lucro líquido de R$ 2,259 bilhões no período.

Além disso, o FMI espera uma alta de 2,1% para 2023 no PIB brasileiro, ante projeção anterior de 0,9% em abril. Para 2024, o FMI cortou a estimativa de expansão da atividade brasileira de 1,5% para 1,2%. De acordo com o relatório de Perspectiva Econômica Global, a forte alta do PIB se deve à produção na agricultura no primeiro trimestre deste ano, com repercussões positivas na atividade de serviços.

Entre os detalhes do comunicado, o especialista em renda fixa notou algumas mudanças significativas no texto, como o trecho sobre risco fiscal e risco de desancoragem das expectativas. “A gente sabe que o arcabouço fiscal, a reforma tributária, o CARF e outras pautas que estão em tramitação no Congresso ainda precisam passar por uma nova etapa e, ainda assim, aparentemente, o Banco Central desconsidera isso no seu cenário de risco“, disse Jorge.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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