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Vale (VALE3) perde 1,08%, CSN (CSNA3) -2,02%, Gerdau (GGBR4) -0,22%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -0,34% e Usiminas (USIM5) -2,03%. 

No entanto, o professor de economia pontuou que se o acionista minoritário não está preocupado com o exterior, ele não comprará mais ação. ”Se o acionista não comprar, quem vai financiar os novos postos de petróleo para serem explorados?”, questionou Dumas.

A primeira boa notícia é que o mercado espera uma desaceleração da inflação este ano, depois que o Banco Central colocou em prática o ciclo de aperto monetário e subiu os juros.

Beacon

Dentre os componentes do indicador, oÍndice de Preços ao Produtor Amplo (IPA)subiu 2,30% em janeiro, após alta de 0,95% em dezembro.

Para cenário positivo, o analista disse que a varejista precisa romper para cima o triangulo na qual mostra o gráfico, se sustentar e fazer um bull pack para a partir daí começar a pensar em tendência de alta.

Analistas esperavam que o PMI caísse para 50.

Para Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, os movimentos positivos na Bolsa de Valores brasileira e a atração por investidores estrangeiros se deve, principalmente, pelo resultado fiscal.

O resultado deste mês ficou abaixo da expectativa de analistas consultados peloThe Wall Street Journal, que previam o indicador a 114 pontos. O dado de dezembro foi revisado para baixo, de 115,3 pontos originalmente.

A Suzano aumentou preços da tonelada de celulose vendida para Europa e América do Norte a partir de fevereiro, seguindo reajuste anunciado mais cedo neste mês para clientes na Ásia, informou uma fonte do mercado nesta quinta-feira.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)variou 0,64% em janeiro, ante 0,30% em dezembro. Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem de dezembro para janeiro: Materiais e Equipamentos (0,48% para 1,05%), Serviços (0,57% para 1,28%) e Mão de Obra (0,10% para 0,14%).

O RBA também divulgou suas projeções para os principais indicadores macroeconômicos australianos. O banco espera crescimento de 4,25% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, seguido de uma desaceleração a 2,0% em 2023.

As empresas de viagem e turismo operam em alta: Azul (AZUL4) sobe 4,51%, Gol (GOLL4) +3,88%, CVC (CVCB3) +3,96% e Embraer (EMBR3) +1,62%. 

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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