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Já não bastasse a enxurrada de indicadores, noticiário internacional e temporada de balanços, os investidores enfrentam a reta final do evento que mais trouxe volatilidade ao mercado neste ano: a eleição. A decisão do segundo turno para a disputa presidencial – e de 12 governadores – ocorre no próximo domingo, dia 30 de outubro, com o embate muito apertado entre os presidenciáveis Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Nesse contexto, se o salário do presidente da república fosse corrigido pela inflação desde 2003, o presidente eleito receberia R$ 26.720,02. Lula, no último ano de mandato, estava recebendo R$ 11.420,21, o que representa 22 salários mínimo, levando em conta que, o salário mínimo era de R$ 510.

Esse recuo vem de acordo com os dados da Conference Board (uma organização sem fins lucrativos 501 de associação empresarial e grupo de pesquisa. Conta com mais de 1.000 empresas públicas e privadas e outras organizações como membros, abrangendo 60 países), nesta terça-feira.

O ex-candidato pelo PTB à Presidência, Padre Kelmon, e o ministro da Justiça, Anderson Torres, estiveram na casa de Jefferson antes que o ex-parlamentar se rendesse. Anderson Torres foi a local após ser designado por Bolsonaro.

Veja o pronunciamento na íntegra:

Face a essa desaceleração e aos desafios de cenário macro, a Google tem olhado para dentro de casa com intuito de cortar custos e se tornar mais eficiente. O CEO Sundar Pichai disse em setembro que queria tornar a empresa 20% mais eficiente, o que poderia incluir a redução de empregos e cortes de produtos. Hoje o CEO disse que a empresa está “sharpening our focus on a clear set of product and business priorities” e a chefe de finanças, disse que a empresa está “working to realign resources to fuel our highest growth priorities” . Em suma ambos direcionam a empresa para a busca de eficiência e alocação de recursos em produtos e serviços prioritários para a continuidade do crescimento.

Bolsas da EuropaAs bolsas europeias operam mistas na sessão de hoje com investidores globais avaliando as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve dos EUA e digerindo uma série de lucros corporativos.

Imposto de Renda. Foto: Agência BrasilCerca de 471 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 800 milhões. A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24) consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de outubro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,50% em outubro, após queda de 0,08% em setembro. Seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação.

No ano passado, o projeto já havia sido divulgado em criado em parceria com a plataforma de Web3 NFTSTAR. Vale destacar que a primeira coleção de tokens lançada será gratuita. No entanto, para gera um ativo, é necessário pagar as taxas do OpenSea. 

Apesar de existir um “rumor” de que o ex-presidente escolha o Henrique Meirelles para ocupar o ministério da economia, o especialista destacou que essas incertezas econômicas pode fazer com que o dólar suba de preço.

Confira o fechamento do Ibovespa e demais índicesIbovespa: 112.763,79 (-1,62%)S&P 500: 3.830,68 (-0,74%)Nasdaq: 10.970,99 (-2,04%)Dow Jones: 31.840,10 (+0,01%)Dólar: R$ 5,37 (+1,16%)Euro: R$ 5,42 (+2,30%)

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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