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3R Petroleum (RRRP3). Foto: Reprodução, DivulgaçãoA 3R Petroleum (RRRP3) comunicou ao mercado os resultados do balanço do primeiro trimestre deste ano. O Ebitda reportado pela companhia foi de R$ 155,6 milhões, uma redução de 21,6% em relação ao mesmo período em 2022. O resultado foi abaixo dos R$ 263,1 milhões previstos pelo consenso Refinitiv.

Mas você sabia que os Estados Unidos possuem um mecanismo parecido e que inclusive foi utilizado recentemente pelos investidores de bancos que tiveram problemas de solvência por lá?

Se este drama acontecer, vencer a medalha, tal qual seria a tragédia de o austríaco ter ganho esse Nobel da Paz (impossível naquela época, pois era uma ironia, tanto que o Comitê retirou a indicação), todo um passado seria apagado, seria algo como a Graça de Deus, só que vinda do lado sombrio da força! Não esqueçam, a Graça é o perdão dado por Deus ao PECADOR!

A temporada de balanços ganha ainda mais fôlego no Brasil, com dezenas de companhias listadas na B3 divulgando seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2023. Entre as principais companhias, estão Embraer (EMBR3), Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3), PRIO (PRIO3), Ambev (ABEV3), Bradesco (BBDC4), Braskem (BRKM5), Eletrobras (ELET3), Via (VIIA3), entre muitas outras. Você pode ver a lista completa de divulgação por aqui.

Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta sexta-feira (28), após os ganhos registrados na véspera. Os investidores aguardam a divulgação do Índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal (PCE), um indicador relevante para a tomada de decisão do Federal Reserve. As expectativas do mercado é que o núcleo do índice seja de 4,5% em março na base anual.

O Brasil também tem repetido a mesma estratégia equivocada relativa à sua entrada como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, sabendo, antecipadamente, que a proposta do G-4 (Alemanha, Brasil, Índia e Japão) jamais conseguirá o apoio necessário para ser implementada em razão da dinâmica do funcionamento do próprio Conselho. Trata-se de uma perda de tempo e um equívoco, particularmente num momento em que o mundo precisa de novas ideias e ações efetivas para a transição na governança global e não num retorno a ideias que já se provaram infrutíferas no passado e que estão fadadas ao fracasso.

Além disso, foi divulgado o volume de vendas do comércio varejista nacional em fevereiro, que teve variação de -0,1% em fevereiro frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (25). As projeções do mercado indicavam leve queda de 0,2% no período. Na comparação com fevereiro de 2022, as vendas tiveram alta de 1,0%, ante estimativas de +0,9% no período. O acumulado no ano tem alta de 1,8%, enquanto nos últimos 12 meses ficou em +1,3%.

Segunda-feira (1º de maio)

Além disso, também foi divulgado a inflação da zona do euro que desacelerou para 6,9% em março na base anual, ante 8,5% em fevereiro, confirmando o resultado preliminar, segundo o Eurostat nesta quarta-feira (19). O núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, acelerou em março ante fevereiro e ficou em 5,7% na base anual, exatamente dentro da estimativa.

“O Brasil quer construir, definitivamente, políticas de parceria, nós não queremos relações hegemônicas com ninguém. Não é porque nós somos grandes que temos que ter hegemonia. Nós queremos construir parcerias com as empresas portuguesas e nós queremos que os empresários portugueses construam parceria com nossas empresas. Nós não queremos vender aquilo que já está pronto, nós queremos construir aquilo que falta fazer”, acrescentou. 

Nesse sentido, houve uma queda de 46,6% frente ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o quarto trimestre de 2022, a variação foi positiva em 26,7%. No entanto, o resultado ficou acima das previsões do consenso Refinitiv de R$ 1,83 bilhão.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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