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O financiamento DIP que a Americanas planeja pedir, tem como objetivo ajudar a companhia a manter o curso normal de seus negócios. Além de reforçar sua liquidez.

No cenário corporativo, a Americanas (AMER3) fechou a sua lista oficial de credores que foi entregue à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Conforme reportou a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, são 7.972 entre pessoas físicas, jurídicas e municípios, incluindo bancos, empresas de tecnologia e até fabricantes de chocolate. Os maiores credores são Deutsche Bank (R$ 5,2 bilhões), Bradesco (R$ 4,8 bilhões) e Santander (R$ 3,6 bilhões).

As ações de varejo sobem juntas, Magazine Luiza (MGLU3) sobe 2,09%, Via (VIIA3) tem mais 3,52% e Lojas Renner (LREN3) ganha 1,02%. Já entre os bancos comerciais, apenas o Banco do Brasil opera no azul, com mais 1,40%. O Bradesco (BBDC4) cai 0,27% e Itaú Unibanco (ITUB4) recua 0,27%. O BTG Pactual (BPAC11), diretamente envolvido na crise das Americanas (AMER3), avança 0,94%.

Um novo governo LulaO novo governo poderia – além de incrementar o relacionamento com a China gerando ganhos exponenciais – liderar, regionalmente, a criação de uma organização de cooperação econômica com a China. Os países latino-americanos têm-se tornado, paulatinamente, uma área de interesse ao investimento chinês – maior que em outros mercados globais – e oferece ao gigante asiático uma multiplicidade de oportunidades na área de mineração, agricultura, tecnologia e finanças, dentre outras.

Além de proporcionar conhecimento na área, o aluno recebe o Certificado em Criptofinanças emitido pelo Ibmec e reconhecido pelo MEC. Assim, ele poderá atuar como especialista em uma das áreas mais promissoras do mercado financeiro mundial.

Preocupações do setorDesse modo, Alencar afirmou que o fato do preço da carne de frango no Brasil ter caindo desde o final do ano passado é um sinal de preocupação. “O Brasil está aumentando a produção para poder responder a demanda internacional, mas não está conseguindo fazer os embarques nessa velocidade e o aumento de oferta acaba pressionando a carne de frango no mercado local”, explicou.

A emissão funciona da seguinte forma: o governo precisa do dinheiro para manter sua estrutura e fornecer bens e serviços para a sociedade. São gastos com educação, saúde, infraestrutura, por exemplo. Para isso, é preciso captar recursos. “Parte disso vem através dos impostos arrecadados. Mas esse valor arrecadado não é suficiente para arcar tudo. Então são emitidos os títulos de dívida, que nos EUA são chamados de treasuries”, destaca Juliana.

Apesar destes pontos, os investidores que acompanham o processo encontram certa segurança nos princípios orientadores que foram estabelecidos no já citado “Acordo do Chile” em dezembro de 2022. Entre as bases do acordo estão o respeito à propriedade privada, a autonomia do Banco Central, um Congresso bicameral e a separação dos poderes. Estas diretrizes acabam apresentando um equilíbrio mais adequado do que a proposta anterior rejeitada pela sociedade, ainda que os princípios orientadores sejam amplos e abertos a múltiplas interpretações.

Em suma, desde a descoberta do rombo contábil, a Americanas enfrentou uma série de bloqueios de recursos pelos credores que por sua maioria, são bancos.

Como canta O Rappa:

Foto: Envato MarketOs índices futuros dos Estados Unidos operam cautelosos nesta terça-feira (7), com o mercado à espera das falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que ocorrerá nesta tarde.Os comentários do chairman do Fed virão após um payroll muito acima do esperado, reforçando que o mercado de trabalho segue forte, o que pode pressionar a inflação.

O núcleo do PCE, que exclui energia e alimentos, apresentou uma alta de 0,3% em dezembro em relação ao mês anterior, exatamente dentro das estimativas dos investidores. Assim, o índice atingiu 4,4% na comparação anual.

Por este motivo, considerando que o Uruguai, por exemplo, já vem buscando a celebração de acordos bilaterais de comércio fora do Mercosul, dever-se-ia aproveitar o momento para refundar o Mercosul não mais como mercado comum, mas sim como uma área de livre comércio. Se no passado tivemos o NAFTA, que incluía o México, Estados Unidos e Canadá, talvez fosse o momento de refundar o Mercosul e transformá-lo num SAFTA (South America Free Trade Area) para viabilizar maior flexibilidade negocial dos países membros com terceiros.

Ásia e EuropaAs bolsas asiáticas encerraram os negócios desta sexta com ganhos modestos, após um rali em Wall Street deflagrado por sinais de que a economia dos EUA e os lucros de suas empresas estão mais fortes do que se imaginava.

Preocupação dos especialistasNa visão de VanDick, sua maior preocupação neste processo, é que se não houver uma meta de equilíbrio fiscal no curto e médio prazo, a trajetória da dívida pode ser muito problemática. “Em dois ou três anos o país pode quebrar”, afirmou.

Após a reunião da semana passada, o Copom emitiu um comunicado em que afirmou que o aumento das incertezas fiscais poderá fazer o Banco Central manter os juros elevados por mais tempo que o inicialmente previsto. A autoridade monetária não descartou a possibilidade de voltar a elevar a Taxa Selic caso a inflação não convirja para a meta até meados de 2024.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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