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“A expectativa é que as instituições financeiras publiquem esse relatório anualmente até junho de 2023, com informações de até dezembro de 2022”, disse ele.

O Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi R$ 669 milhões, crescimento de 6,7% ante o terceiro trimestre do ano passado.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça, em segundo turno, a PEC dos Precatórios por 323 votos a 172. O texto precisava de 308 votos favoráveis para ser aprovado. O projeto abre espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022 para o pagamento do novo programa do governo, o Auxílio Brasil, e outras despesas. No primeiro turno, a PEC dos Precatórios foi aprovada com 312 votos a favor e 144 contra.

As ações do Carrefour caíram 3,71%, a R$ 16,88, com os investidores reagindo negativamente aos balanços referentes ao terceiro trimestre.

A receita líquida ficou em R$ 916,9 milhões, aumento de 56,3% em comparação aos três primeiros trimestres de ano passado. O EBITDA ajustado, por sua vez, teve resultado positivo de R$ 165,8 milhões, ante R$ 78,9 milhões do terceiro trimestre de 2020, variação de 110%.

Pagamento de dois títulos

Logo após a divulgação da nota, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reforçou a informação em sua conta no Twitter.

Do outro lado, Via aponta entre as maiores baixa, com queda de 11,63%, a R$ 6,23. A empresa reportou lucro líquido de R$ 101 milhões no terceiro trimestre de 2021. O número representa avanço de 1% em comparação ao mesmo período de 2020. O Ebitda ajustado foi R$ 669 milhões, crescimento de 6,7% ante o terceiro trimestre do ano passado. Já a receita líquida da Via registrou R$ 7,3 bilhões no trimestre, baixa de 5,9% na comparação anual.

Em meio a votação da PEC dos precatórios, que foi aprovada na última terça-feira (9), a privatização dos Correios acabou saindo dos holofotes. Entretanto, a proposta continua em tramitação no Senado.

Designado como relator da PEC dos Precatórios, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse nesta quinta-feira que já iniciou as negociações para convencer os demais senadores da necessidade de abertura do espaço fiscal de R$ 91,6 bilhões no orçamento do próximo ano, mas admitiu que parte dos parlamentares argumenta que a necessidade real seria de cerca de R$ 80 bilhões.

A moeda norte-americana spot teve valorização de 0,21%, a 5,5024 reais na venda. O dólar futuro, cujas negociações vão além das 17h (de Brasília), tinha alta de 0,34% nesta quarta-feira, a 5,5175 reais.

A inflação da zona do euro atingiu 4,1% em outubro e os economistas começaram a alertar que poderia ficar acima da meta do BCE no próximo ano, à medida que custos mais altos de energia e interrupções na oferta afetam as expectativas de salários e preços.

A Tupy (TUPY3) teve lucro líquido de R$ 125,1 milhões no terceiro trimestre de 2021, uma queda de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, que ficou em R$ 128 mi. A empresa divulgou o balanço trimestral na quarta-feira (10), após o fechamento do mercado, na Comissão de Valores Imobiliários (CMV).

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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