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Segundo o diretor financeiro, Roberto Rodrigues, não fosse a provisão, o lucro do Magazine Luiza de julho a setembro seria praticamente 400 milhões de reais a mais que os 22,6 milhões divulgados na noite da véspera.

Os investidores também aguardam os números de vendas do varejo e produção industrial dos Estados Unidos, que serão divulgados nesta terça-feira (16), além dos desdobramentos da reunião entre o presidente dos EUA Joe Biden e Xi Jinping.

Entre os indicadores, a Pesquisa Mensal se Serviços (PMS) apontou queda de 0,60% em setembro ante agosto, aquém do estimado. Natura (NTCO3), teve queda de 28,6% em seu lucro líquido no terceiro trimestre, lidera as perdas do índice, com recuo de 10% (R$ 36,02), seguida por Magazine Luiza. Os papéis da varejista (MGLU3) têm desvalorização de 9,16% (R$ 12,40), depois de queda de 89% no lucro líquido ajustado entre julho e setembro. Já Americanas S.A. lidera os ganhos, com valorização de 9,11% (R$ 38,56). A varejista teve alta de 568%no lucro líquido entre julho e setembro, na base anual. Grupo Soma (SOMA3) também registra valorização (+5,48% (R$ 16,19), após reverter prejuízo e ter lucro líquido de R$ 88,3 milhões no 3° trimestre.

A produção industrial e as vendas no varejo da China cresceram mais do que o esperado em outubro, apesar das novas restrições para controlar os surtos de Covid-19 e de problemas de oferta, mas a desaceleração do setor imobiliário pesou sobre as perspectivas econômicas.

Segundo Trajano, o Magazine Luiza, que até o terceiro trimestre vinha sendo comedido em promoções e eventos para evitar aglomerações de clientes em suas lojas por conta de receios relacionadas à pandemia, mudou a tática a partir do mês passado.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei teve alta de +1,13% a 29.609,97 pontos com as ações de montadoras em destaque. Na China, o índice Xangai teve ganho de +0,18% (3.539,10 pontos) e o Shenzhen subiu +0,38%. Ações do setor imobiliário tiveram perdas ajustando ganhos da sessão anterior.

Segundo Trajano, o Magazine Luiza, que até o terceiro trimestre vinha sendo comedido em promoções e eventos para evitar aglomerações de clientes em suas lojas por conta de receios relacionadas à pandemia, mudou a tática a partir do mês passado.

O acionamento das térmicas, porém, não é o único fator que explica o rombo financeiro do setor elétrico. Outra fatura, estimada em mais R$ 9 bilhões, que será paga pelo consumidor tem origem nas contratações “simplificadas” de energia feitas pelo governo no mês passado. Trata-se de uma “energia de reserva” que será entregue a partir de maio do ano que vem, para dar mais segurança e evitar o racionamento.

A receita líquida ficou em R$ 9,549 bilhões no 3º tri, que corresponde a uma baixa de 8,4% em comparação ao trimestre encerrado em setembro de 2020. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve resultado positivo de R$ 953,9 milhões, queda de 34,5% no trimestre entre julho e setembro de 2020.

Para Edward Moya, analista da Oanda, Biden deve comemorar a baixa nos preços que se dão antes mesmo de que ele tenha agido sobre as SPR. Porém, Moya diz não estar convencido de que o líder americano seguirá em frente com suas ameaças – ao menos não nos níveis esperados pelo mercado. Em última análise, o economista diz que os preços do óleo devem se manter bem apoiados, dada a pouca chance de a Organização dos Países do Petróleo e aliados (Opep+) elevar rapidamente sua oferta.

O presidente democrata e seu partido estão ansiosos para mostrar que podem avançar em sua agenda antes das eleições de novembro de 2022, quando os republicanos buscarão retomar o controle das duas câmaras do Congresso.

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O Dow Jones teve variação negativa de 0,04%, para 36.087,45 pontos; o S&P 500 ficou estável, em 4.682,80 pontos, e o Nasdaq Composite recuou0,04%, a 15.853,85 pontos.

No fim de semana, o líder da maioria no Senado americano, Chuck Schumer, pediu que a administração de Biden libere as Reservas Estratégicas de Petróleo (SPR, na sigla em inglês) com o intuito de aliviar os preços da gasolina, como reportou aReuters. Hoje, a secretária de Energia do país, Jennifer Granholm, disse àCNNque o presidente tem ferramentas limitadas para controlar os preços da gasolina.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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