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Desde então, a estatal manteve os preços do diesel e gasolina sem alterações e reduziu os preços do GLP.

Vale (VALE3) recua 1,45%, enquanto as siderúrgicas lideram as baixas do índice, Usiminas (USIM5) tem queda de 8,91%, CSN (CSNA3) cai 6,19%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) registra baixa de 6,14% e Gerdau (GGBR4) desvaloriza 5,48%.

O Ibovespa opera em baixa nesta segunda-feira (9), dando sequência às perdas reportadas na semana anterior e em linha com as bolsas da Europa e de Nova Iorque.

Isso deve ser compensado pela forte demanda dos EUA por carne bovina, especialmente quando os norte-americanos iniciam a temporada de churrasco, disseram eles.

“Já atuamos em 7 dos 10 follow-ons concluídos até o momento na B3, levantando um total de R$ 11,4 bilhões para nossos clientes. Discutimos sobre este cenário na 15ª edição de nosso Itaú BBA LatAm CEO Conference”, afirmou.

Pegando os candles de quarta e quinta, Wagner destacou que as ações da varejista tiveram suas mínimas justapostas. “A mínima de quarta foi R$ 22,54 e de quinta R$ 22,55, isso é denominado como pinça de fundo. Então, tem vários ingredientes, sejam eles fundamentalistas ou gráficos, para justificarem uma compra e de repente um compra que trará um resultado rápido, na minha visão”, afirmou.

“Quando você tem uma grande empresa que dá lucro, bem administrada como é Itaú Unibanco, quando está lá no topo, em R$ 28 eu não sou comprador, eu seria vendedor, até short”, avaliou.

O avanço de ações ligadas a commodities deram suporte ao índice. Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram 5,04% e 3,48%, respectivamente, PetroRio (PRIO3) teve alta de 5,03% e 3R Petroleum (RRRP3) ganhou 2,62%.

“Agora não vemos o PIB global retornando à tendência pré-Covid no horizonte de previsão”, acrescentou.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 758 milhões, alta de 29,8% ante o primeiro trimestre do ano anterior.

Na semana passada, o BC subiu a Selic em 1,0 ponto percentual, a 12,75% ao ano, e disse ser provável uma extensão do ciclo de alta dos juros com um ajuste de menor magnitude na próxima reunião, em junho, sem especificar se esse seria o último aumento da taxa.

Confira o gráfico da análise:

A Copel (CPLE6) registrou lucro líquido de 669,8 milhões de reais no primeiro trimestre de 2022, queda de 11,8 em relação ao mesmo período do ano passado, informou a empresa nesta quarta-feira.

Os valores serão pagos em 31 de maio de 2022, tendo como base a posição acionária de 23 de maio, sendo as ações negociadas “ex” a partir de 24 de maio.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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