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Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado entre outubro e dezembro somou 1,36 bilhão de reais, alta de 66,3% na comparação com um ano antes.

Confira a análise completa no vídeo abaixo:

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As Bolsas mundiais operam em alta na manhã desta quarta-feira (16), com o mercado aliviado após a retirada parcial da Rússia da fronteira da Ucrânia. Ontem, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, disse que o ataque continua no radar e que o país norte-americano defenderia o território junto à Otan.

Em 2021, o lucro ficou em R$ 159,9 milhões, avanço de 200% ante o ano anterior.

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa, ainda pressionadas pelas tensões geopolíticas Rússia-Ucrânia. O índice japonês Nikkei caiu 0,79% em Tóquio hoje, a 26.865,19 pontos, enquanto o Hang Seng recuou 0,82% em Hong Kong, a 24.355,71 pontos, o sul-coreano Kospi teve queda de 1,03% em Seul, a 2.676,54 pontos, e o Taiex registrou perda de 0,25% em Taiwan, a 17.951,81 pontos.

Na última sexta-feira (11), a Casa Branca já havia alertado sobre a possibilidade de uma invasão da Rússia à Ucrânia neste mês.

Os estoques contribuíram com 4,90 pontos percentuais para o ritmo de crescimento econômico anualizado de 6,9% do quarto trimestre nos Estados Unidos.

No comércio exterior, o saldo de fevereiro até o dia 11, foi positivo em US$ 530 milhões, com importações de US$ 6,432 bilhões e exportações de US$ 6,962 bilhões. Nas exportações, estão incluídos US$ 1,227 bilhão em Adiantamento de Contrato de Câmbio, US$ 1,723 bilhão em Pagamento Antecipado e US$ 1,227 bilhão em outras entradas.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, nesta quinta-feira (17). No discurso, o chefe de Estado brasileiro comentou que a retirada das tropas russas da fronteira com a Ucrânia representa “um gesto de que a guerra realmente não interessa a ninguém”.

A declaração ocorreu pouco após o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, anunciar o fechamento da embaixada dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, e orientar a mudança dos funcionários do local para Lviv, no oeste do país.

Em participação ao BM&C News, o analista justificou a posição, dado que a geração de caixa será muito expressiva nos próximos trimestres, se continuar com esses parâmetros de petróleo e dólar hoje.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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