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Cenário corporativoSantander (SANB11) – O banco divulgou ao mercado os resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23), em que reportou um lucro líquido de R$ 2,259 bilhões no período. Nesse sentido, houve uma queda de 44,6% frente ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a variação foi positiva em 5,5%. A carteira de crédito somou R$ 499,298 bilhões em junho de 2023, crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas por que isto é importante?

Já o lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente ficou em R$ 947,3 milhões no 2T23, um aumento de 115,8% em relação ao 1T22. Seguindo essa linha de números positivos, a margem Ebitda recorrente atingiu 22,8% entre abril e junho deste ano, alta de 9,3 p.p. frente a margem registrada em 1T22.

Mas apesar de todo esse histórico de rentabilidade, ainda resta uma dúvida: será que Piero pode ficar tranquilo para o resto da vida?

Se os retornos obtidos através do método de Leo Nonato não fossem bons, dificilmente uma gigante do mercado financeiro como a Empiricus se uniria a ele concorda?

“A continuidade desse quadro dependerá tanto da recuperação da atividade econômica quanto da manutenção de uma relação colaborativa e sinérgica entre as esferas do governo”, conclui.

No cenário doméstico, tivemos a divulgação do volume de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) totalizou R$ 5,4 trilhões em junho, elevação de 0,1% no mês, conforme publicou o Banco Central. Esse desempenho foi influenciado, principalmente, pelo crescimento de 1,0% no crédito destinado às empresas, saldo de R$3,3 trilhões, enquanto o crédito às famílias diminuiu 0,4% no mês, situando-se em R$2,1 trilhões. Na comparação interanual, o crédito total aumentou 8,9%, evidenciando desaceleração em relação à expansão de 10,6% verificada em maio deste ano.

Nesse sentido, o MME está elaborando um programa multisetorial e específico para a região do Vale, que vai além da questão da mineração. O objetivo do programa é que a mineração seja um instrumento de desenvolvimento regional, onde o Governo Federal oferecerá políticas públicas que envolvam a melhoria da infraestrutura (rodoviária e ferroviária), educação e capacitação profissional, além de levar à população local todos os programas sociais oferecidos pela União.

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Placa de Wall Street perto da Bolsa de Nova York, EUA09/03/2020REUTERS/Carlo AllegriOs próximos dias reservarão indicadores e anúncios importantes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, com dados de inflação de ambos os países entre os destaques. Além disso, a agenda reserva a prévia do PIB brasileiro e a ata do Copom.

Afinal de contas, os gastos com procedimentos de emergência e cirurgia em hospitais norte-americanos podem facilmente ultrapassar a casa de dezenas de milhares de dólares e com um seguro você se blinda desse tipo de despesa.

Confira essa e outras análises na programação da BM&C News clicando aqui.

“A política monetária está funcionando com muito mais eficiência do que poderíamos imaginar“, afirmou Lisboa, que também criticou o foco demasiado sobre o tema. “Acho que, no Brasil, gastamos um tempo demasiado em algo que deveria ser de uma importância secundária, que é a política monetária. A política monetária é para segurar a inflação, evitar que ela saia de controle.”

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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