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Outras unidades da federação com alta foram: Tocantins, Piauí e Distrito Federal (com crescimento de 1,7 ponto percentual); Pará e Maranhão (1,6 ponto percentual); Mato Grosso do Sul (1,5 ponto percentual); Alagoas (1,3 ponto percentual); Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (1 ponto percentual); São Paulo (0,8 ponto percentual); Mato Grosso (0,7 ponto percentual); e Santa Catarina (0,6 ponto percentual).

Muitos de vocês podem ter ouvido falar ou visto essa manchete nos últimos dias e isso, obviamente, causa preocupação e certo espanto. A ideia hipotética da maior economia do mundo dar um calote e suas consequências nefastas para a economia como um todo. Em meio a muitos rumores e algumas informações desencontradas, cabe aqui alguns esclarecimentos e a compreensão da situação, por isso, escrevo esse artigo e espero ajudá-lo.

É possível realizar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, disponível para download no site da Receita Federal, pelo Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

De acordo com o ex-presidente do Banco Central, a “solução do problema não é tentar baixar juros real artificialmente. Isso vai aumentá-lo mais ainda”. Isso porque, para ele, “a solução é, exatamente, fazer o controle fiscal, fazer o controle da dívida pública, baixar a inflação e, com o tempo, ojurorealcai.”

Inicialmente, os eletrodomésticos serão importados, alguns da China e outros da Europa. No entanto, a médio prazo, a empresa pretende fabricar também eletrodomésticos mais populares no Brasil. Os planos para a fabricação de produtos da linha branca no país ainda não foram divulgados, mas a produção local de TVs com a marca Hisense está prevista para começar até o final deste ano.

Entre na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”Insira o código 06 (Rendimentos de aplicações financeiras)Em tipo de beneficiário, selecione se o dono do título é o titular da declaração ou o dependenteDigite o nome do banco ou instituição financeira no campo “Nome da fonte pagadora”Preencha o valor conforme apontado no Informe de RendimentosQuer saber tudo sobre declaração de IR e ter as melhores informações de investimentos? Acesse o Bora Investir, da B3

Em relação à informalidade, a taxa foi de 38,9% da população ocupada (ou 38,0 milhões de trabalhadores informais), contra 39% no trimestre anterior e 40,1% no mesmo trimestre do ano anterior.

Quarta-feira (24 de maio)

Agenda econômicaEUA: Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, têm reunião sobre teto da dívidaBC: Pesquisa Focus (8h25)EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, participa do Fórum Financeiro 2023 da American Gas Association (9h30)Campos Neto fará palestra em evento da Folha sobre os dois anos de autonomia do BC (10h)Zona do euro: Índice de confiança do consumidor de maio (11h)EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, e presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participam de conferência sobre tecnologia (11h50)EUA: Presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, discursa em evento da Associação Nacional de Economia Empresarial (12h05)Ministério do Planejamento e Orçamento divulga o segundo relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas (14h30)Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, comenta relatório de avaliação de receitas e despesas em coletiva (15h)

Charlie Munger destacou durante a conferência que o conhecimento sempre se acumula e quanto mais você aprende, mais é capaz de tomar decisões embasadas e inteligentes nos seus investimentos.

No Brasil, a agenda de indicadores tem o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que registrou deflação de 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que aguardava queda de 0,45%. Com este resultado, o índice acumula taxa de -2,58% no ano e de -4,47% em 12 meses. Em maio de 2022, o índice havia subido 0,52% e acumulava alta de 10,72% em 12 meses.

Em suma, o gestor também faz uma análise da alta dos ativos após o anúncio da PPI. Ele afirma que o mercado passou a ter uma cultura de “podia ser pior”. “O Brasil virou o país do ‘podia ser pior’. Tudo que acontece no Brasil as pessoas pensam que ‘podia ser pior, não foi tão ruim’, o arcabouço fiscal é isso, Petrobras é isso, assim como várias outras iniciativas que estão rolando”, finaliza.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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