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O rendimento da carteira do BTG Pactual no mês de dezembro foi de +4,6%, resultado superior comparado ao apresentado pelo índice Bovespa (Ibovespa), que teve alta de 2,85% no acumulado do mês. Em 2021, as recomendações acumularam baixa de 13,3%, ante queda de 11,9% do Ibovespa.

Confira os destaques desta terça-feira:

Por outro lado, houve recuperação nos pedidos do exterior, que aceleraram pelo segundo mês seguido e no ritmo mais forte em mais de um ano.

Outro tema citado pelo BTG são os preços elevados do petróleo em todo o mundo. “Ganharíamos exposição ao tema por meio de exploradoras e produtoras de petróleo menores, PetroRio e 3R, e da produtora integrada de energia e distribuidora de combustíveis Raízen”, diz o relatório.

Habitação +0,56 +1,10

O saldo comercial de 2021 foi o melhor da série histórica iniciada em 1989, embora tenha vindo abaixo do valor projetado pelo governo. A expectativa mais recente da pasta, divulgada em outubro, indicava superávit comercial de 70,9 bilhões de dólares no ano. Ainda assim, o resultado do ano passado foi 21,1% melhor do que o observado em 2020, quando o superávit ficou em 50,393 bilhões de dólares.

Das empresas que fazem parte da carteira do ISE B3 em 2022, 99% delas oferecem a seus funcionários mecanismos formais, independentes e de fácil acesso para denúncias relacionadas a casos de assédio moral, sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceito contra grupos minorizados e 100% das empresas fazem o gerenciamento adequado dessas denúncias. Além disso, 96% das companhias indicam o combate à mudança do clima e seus impactos como um de seus compromissos com o desenvolvimento sustentável e 100% afirmam que possuem uma política corporativa relacionada às suas gestões ambientais. Veja o relatório completo dos indicadores no Raio-X da carteira ISE 2022.

A Petrobras afirmou nesta terça-feira que ambiciona viabilizar até 20 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em seus campos operados, até 2030, por meio de seu programa de aumento de fator de recuperação de jazidas, o RES20.

“Apesar de começar 2021 com uma base sólida, o setor industrial encerrou o ano em contração. As empresas reduziram a produção e em geral interromperam os esforços de reabastecimento, já que a recuperação da demanda antecipada não se concretizou. Com os clientes tendo produtos suficientes em seus depósitos, os novos pedidos diminuíram em dezembro”, explicou a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

No cenário internacional, os Estados Unidos entram em destaque, com aata da última reunião do FOMC, na quarta-feira (05). Já na sexta-feira (07),será divulgado o relatório de emprego de dezembro. A expectativapara opayrollé da criação de 400 mil vagas, número acima do esperado pelo mercado.

O avanço dos juros para conter a inflação também é esperado por Marcos Saravalle, analista CNPI e sócio-fundador da BM&C e da SaraInvest. De acordo com ele, o aumento de 1,5% deve ocorrer na primeira reunião do ano. Entretanto, as altas seguintes devem ser menores, conforme a inflação vá desacelerando.

Confira a lista completa de empresas: Bradespar ON: 44,53%Bradespar PN: 42,69%Gerdau Metalúrgica: 20,39%Petrobras PN (PETR4): 19,87%Vale (VALE3): 18,77%Copel PNB (CPLE6): 18,67%Petrobras ON (PETR3): 18,41%Copel ON (CPLE6): 17,86%Unipar PNB (UNIP6): 14,96%CPFL Energia (CPFE3): 13,80%Lavvi (LAVV3): 13,10%Qualicorp (QUAL3): 12,96%Marfrig (MRFG3): 12,93%Even (EVEN3): 12,61%Taesa (TAEE11): 12,38%Portobello (PTBL3): 11,70%Gerdau (GGBR4): 11,26%Banrisul (BRSR6): 10,70%Cemig (CMIG4): 10,44%Dexco (DXCO3): 10,42%Grendene (GRND3): 10,01%B3 (B3SA3): 9,95%Usiminas (USIM5): 9,40%Se inscreva nonosso canale acompanhe a programação ao vivo.

O aumento dos preços de matérias-primas, que pesou sobre o setor, mostrou alívio recentemente em meio a esforços do governo para aumentar a oferta e estabilizar os preços.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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