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As famílias pagaram mais neste mês pelos automóveis novos (1,64%), automóveis usados (1,56%) e motocicletas (1,27%). Os automóveis usados sobem há 13 meses seguidos, acumulando um aumento de 13,21% nos últimos 12 meses.

A segunda maior chance é para elevação de 2 pontos (23%), movimento que levaria a taxa básica de juros a 8,25%.

O cenário do credor suíço prevê agora duas elevações de 150 pontos-base dos juros nas próximas duas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), de outubro e dezembro, uma alta de 100 pontos-base em fevereiro de 2022, uma de 75 pontos-base em março e outra de 50 pontos-base em maio do ano que vem. A taxa, então, chegaria a 11,5% ao ano ao fim do ciclo de aperto monetário do Banco Central.

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Governo estuda vender ações da Petrobras e perder maioria, diz jornalBiden defende pacotes de gastos e alerta para impacto do clima na infraestruturaCom tecnologia e equipamentos modernos, a Boa Safra tem capacidade de beneficiar 111 toneladas de sementes por hora. Ao todo são cinco unidades de produção em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou alta de 1,20% em outubro, após ter avançado 1,14% em setembro, informou nesta terça-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados peloProjeções Broadcast, que esperavam uma alta de 0,83% a 1,25%, mas superou a mediana, que apontava alta de 1,00%.

A taxa é definida em reuniões do Copom realizadas pelo Banco Central a cada 45 dias. A Selic é um instrumento utilizado pelo BC para controlar a inflação. Assim, a taxa básica de juros não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, mas acaba influenciando o mercado. Ela influencia diretamente no custo de captação, ou seja, quanto os bancos pagam para conseguir levantar dinheiro para emprestar, mas ela representa apenas uma parte dos juros cobrados pelos bancos.

Enquanto os acionistas da Metalúrgica Gerdau terão direito a R$ 1,44 em dividendo por ação (tanto ON quanto PN) e a R$ 0,11 em JCP um dia após o da Gerdau, no dia 17 de novembro.

As ações da TIM exibiam queda de 2,8% às 13h34, enquanto o Ibovespa tinha baixa de 1,91%. Analistas consideraram que a performance da empresa em adição de clientes banda larga no terceiro trimestre foi lenta, mas Labriola comentou que a empresa está vendo sinais de aceleração no quarto trimestre.

Porém, a transferência de consumidores entre esses dois ambientes também é um fator que tem influenciado os números, ressaltou a CCEE.

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A partir de 2008, durante a crise financeira mundial, a Inpar sofreu com a retração do mercado, e os cerca de 100 investidores estrangeiros que tinham apostado na empresa venderam seus papéis. Estremecida, a empresa acabou vendida por Parizzoto para o fundo norte-americano Paladin, que iniciou uma mega reestruturação e mudou o nome a construtora para Viver.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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