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Petz (PETZ3). Foto: Reprodução, Redes SociaisNesta segunda-feira (6), a Petz (PETZ3) comunicou ao mercado, a decisão de postergar a terceira emissão de debêntures anunciada em meados de janeiro, citando as “atuais condições do mercado de capitais brasileiro”.

No documento, a Hindenburg destaca que as sete principais empresas do Grupo Adani dispararam 819%, em média, nos últimos três anos. Sendo assim, com esta valorização, Adani chegou a ser considerado o segundo homem mais rico do mundo no ano passado, chegando a US$ 150 bilhões. No entanto, o patrimônio do bilionário já caiu para US$ 92,7 bilhões., caindo para a 7ª colocação do ranking.

Além disso, note-se que as instituições eminentemente políticas foram criadas depois e não antes. Elas surgiram para buscar formas de trabalhar politicamente em grupo de países, mas, antes, focava-se uma questão técnica envolvendo produção, distribuição, venda, compra, segurança, circulação de bens, de pessoas, espaços compartilhados, até chegar à perspectiva de uma moeda comum. A sua lógica foi começar pela economia, ou coisas concretas palpáveis, por mais forçado que seja falar assim, e pode-se dizer que os caminhos naturais da produção, distribuição e consumo tinham prioridade em relação à imposição de acordos políticos entre líderes para depois ver o que deveria ser resolvido.

Atualmente, a Argentina está entre os países com maior inflação no mundo com cerca de 100% em um ano, e essa situação seria exportada para o Brasil que teria que aumentar muito mais uma taxa Selic que já é a mais alta do mundo, e isso empurraria a região, Brasil e Argentina, para uma recessão brutal com desemprego em dois dígitos e uma paralização da produção industrial. Seria isso que ambicionamos para o Brasil?

Maiores Baixas do Ibovespa

O Mercosul, tampouco, oferecerá possibilidades exponenciais de crescimento econômico. O discurso de aproximação política tão característico da agenda esquerdista latino-americana não ecoa, de modo efetivo, na parte econômica. No passado, ao admitir a Venezuela ao bloco, por exemplo, viu-se que para o atual presidente o argumento político prevalece sobre a racionalidade econômica. É por essa razão que o Mercosul – que é precário na parte institucional – não tem evoluído como se esperava inicialmente.

De acordo com a AFAD, o epicentro do terremoto foi a região de Elbistan, na província de Kahramanmaras, e sua profundidade foi de 7 km. Este é o maior dos mais de 30 tremores secundários que aconteceram até agora.

Não é à toa que o Bloco começou com um pequeno grupo de países e foi incluindo outros, à medida que o transbordamento ocorria, mas sempre com o cuidado de fazer as inclusões depois que critérios fossem respeitados, pré-requisitos rigorosamente cumpridos e as economias estivem capacitadas a se inserirem dentro de uma cadeia produtiva integrada e dispersada pelo território europeu, com princípios macroeconômicos e políticos similares, bem como capacidade produtiva apta a agregar no bloco em solidificação. Justamente por isso que antes de aceitar ingresso na União Europeia buscava-se observar que a economia do país candidato estivesse capacitada, ou seja, a UE não usaria os recursos dos membros para salvar líderes aliados ideologicamente, auxiliando as economias desses países candidatos incapacitados para participar da empreitada comum.

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Confira o fechamento do Ibovespa e demais índicesIbovespa: 108.721,58 (+0,18%)S&P 500: 4.110,98 (-0,62%)Nasdaq: 11.887,45 (-1,00%)Dow Jones: 33.889,63 (-0,11%)Dólar: R$ 5,17 (+0,51%)Euro: R$ 5,54 (-0,21%)Fachada Nubank. Foto: Reprodução, DivulgaçãoNa última segunda-feira (6), o Conselho de Administração do Nubank (NUBR33) autorizou a emissão da criptomoeda própria “Nucoin”. Ainda liberou a emissão dos tokens pela empresa.

Em novembro de 2020, a Oi fechou um acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) e reduziu em 50% na dívida de R$ 14,3 bilhões de 198 multas aplicadas pela Anatel. A dívida remanescente foi parcelada em até 84 meses.

Por outro lado, as famílias que recebem mais de dez salários mínimos mensais pretendem reduzir o consumo, com queda de 1% na intenção. A CNC aponta como motivos do pessimismo o aumento do preço dos serviços em geral, a perspectiva profissional e o acesso mais dificultado ao crédito.

Este documento incluía uma lista abrangente de assuntos econômicos para consideração que não foi debatido coletivamente. Estava presente o discurso político habitual de Biden, defendendo uma estratégia comercial imprecisa “focada no trabalhador, de baixo para cima e do meio para fora”.

Sede do Banco Central, em Brasília Foto: Marcello Casal Jr, Agência BrasilAs contas do setor público consolidado, formado por governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram superavit primário de R$ 126 bilhões em 2022. As informações, divulgadas hoje (30) pelo Banco Central (BC), mostram que, em dezembro, o setor público consolidado teve déficit primário de R$11,8 bilhões, ante superavit de R$123 milhões em dezembro de 2021.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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