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O setor industrial brasileiro ainda mostra dificuldades para se recuperar dos danos causados pela Covid-19, em meio ainda a preços elevados e falta de matéria-prima, cenário agravado no país pela inflação e desemprego.

“Essa inflação alta está causando preocupações crescentes entre as pessoas e estamos levando essas preocupações muito a sério”, disse Schnabel em conferência financeira.

A ata do Fed finalizou destacando que o banco central continua atento com as perspectivas econômicas e a evolução da pandemia, que fará os ajustes necessários caso seja necessário. “As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões e expectativas inflacionárias e desenvolvimentos financeiros e internacionais.”

O consumo das famílias, enquanto isso, verá redução de 7 bilhões de reais neste ano, a preços de 2020, como consequência da pressão dos custos de energia, segundo a CNI, o equivalente a variação negativa de 0,15%. Para o ano que vem, o efeito será de 12,1 bilhões de reais a preços de 2020, ou queda de 0,26%.

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Setor de serviços no Brasil cresce em outubro, mas inflação recorde mina confiança e nubla cenário–PMI

“Isso (a escassez de chips) está impactando o ritmo de expansão do nosso negócio de adquirência”, disse Guimarães a jornalistas durante teleconferência sobre os resultados do terceiro trimestre.

Investidores devem aprender a distinguir entre empresas de tecnologia em setores como varejo e aquelas no espaço financeiro que enfrentam mais regulamentação, afirmou nesta quinta-feira o presidente-executivo do Itaú Unibanco após ser questionado sobre o banco digital Nubank.

Leitura acima de 50 indica crescimento do setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.

A receita bruta, por sua vez, ficou em R$ 1,901 bilhão no 3º tri, que corresponde a um aumento de 7,4% em comparação ao trimestre encerrado em setembro de 2020. O EBITDA ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve resultado positivo de R$ 149,5 milhões, resultado 7,4% maior do que em relação ao mesmo período do ano passado.

“O ritmo de alta dos juros acelerou na última reunião para 150 bps, o que significa que a Selic pode fechar o ano em 9,25% e o ciclo pode terminar entre 11% e 12% no início do próximo ano”, destaca o relatório, que também comentou sobre o teto de gastos. “A decisão do governo de alterar as leis do teto de gastos (a única âncora fiscal do Brasil) para abrir espaço no orçamento para um programa social novo e aprimorado (Auxílio Brasil) assustou os mercados.”

De acordo com imagens veiculadas em redes sociais, manifestantes foram dispersados com um jato d’água lançado por um veículo da polícia.

Desse valor, aproximadamente R$ 83,6 bilhões estarão efetivamente livres para novos gastos. Os técnicos calculam que R$ 50 bilhões iriam para o novo Auxílio Brasil, e outros R$ 24 bilhões para a correção de benefícios atrelados ao salário mínimo, devido à inflação maior.

A Cielo também aprovou o pagamento de R$ 74,8 milhões em juros sobre o capital próprio. De acordo com a empresa, o valor correspondente por ação será de R$ 0,02768582538, a ser pago no dia 26 de novembro. Dessa forma, a partir de 9 de novembro, os papéis passarão a ser negociados “ex-JCPs”.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) subiu a 54,9 em outubro, de 54,6 em setembro. O indicador, portanto, aponta crescimento da atividade do setor, já que está acima de 50. Além disso, o número de 54,9 é um dos mais altos desde o início de 2012.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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